No confronto direto por uma vaga na pré-Libertadores, o Corinthians levou a melhor sobre o Bahia, na noite desta terça-feira (3), e venceu a partida por 3 a 0, na Neo Química Arena, em São Paulo, na penúltima rodada da Série A. Os gols do Timão foram marcados por Memphis Depay (duas vezes) e Yuri Alberto.
Veja também:
Marcos Felipe se lesiona após trombada com jogador do Corinthians
Vale vaga na Libertadores: confira escalações de Corinthians e Bahia
Com o resultado, o Esquadrão permanece com os 50 pontos que iniciou a rodada e precisa torcer para o Cruzeiro não vencer o Palmeiras, e dessa foram continuar dependendo de si para se classificar para a competição continental.
O próximo compromisso do Bahia é na Arena Fonte Nova, contra o Atlético-GO - já rebaixado -, às 16h de domingo (8), na última rodada do Brasileirão. Já o Corinthians encerra a participação na competição contra o Grêmio, na Arena do Grêmio, no mesmo dia e horário.
A partida
As duas equipes começaram a partida com uma ideia clara: estudar a estratégia do adversário. Porém, a intensidade e letalidade da equipe paulista falou mais alto e, tomando aos poucos o protagonismo do duelo, marcou aos 12 minutos, com Memphis Depay, após boa jogada de Yuri Alberto para servir o companheiro. Após o gol, o Tricolor buscou dominar o confronto, mas não conseguia agredir o Timão, que estava armado para roubar a bola e contra-atacar. E funcionou, exatamente aos 27 minutos. Desta vez, Yuri Alberto foi servido por Carrillo, para cravar um gol bem parecido com o do holandês, apesar da saída bizarra do goleiro do Esquadrão.
O cenário continuou o mesmo com a volta das equipes do vestiário, porém, com uma boa pitada de nervosismo por parte do time baiano. A situação piorou quando Depay, de falta, balançou a rede novamente, no minuto 16.
Pressionado pela torcida corintiana, que não aliava para os visitantes, o Esquadrão não conseguia atacar pelos lados utilizando Biel e Ademir, que entraram no confronto no segundo tempo. Sem conseguir agredir o Alvinegro, o Bahia passou a rifar bolas pra frente, o que oferecia mais ainda a partida para o time da casa, que fez o que quis com a equipe comandada por Rogério Ceni.
Ficha técnica
Corinthians 3 x 0 Bahia
Campeonato Brasileiro - 37ª rodada
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Data e horário: Terça-feira (3), às 20h
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa/RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Maira Mastella Moreira (Fifa/RJ)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Cartão amarelo: Corinthians - Gustavo Henrique, Raniele; Bahia - Gabriel Xavier, Nicolás Acevedo, Luciano Rodríguez, Jean Lucas
Escalação do Bahia: Marcos Felipe (Adriel); Santiago Arias (Ademir), Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Acevedo, Caio Alexandre (Gilberto), Everton Ribeiro (Biel) e Cauly; Thaciano (Jean Lucas) e Lucho Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni.
Escalação do Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele, Breno Bidon (Igor Coronado), André Carrillo (Alex Santana) e Garro; Yuri Alberto (Angel Romero) e Memphis Depay. Técnico: Ramón Díaz