24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / E.C. Bahia

Brasileirão - 27/07/2025, 07:00 - Patrick Levi

Após queda na ‘Sula’, Bahia quer lavar a alma contra o Juventude

Tricolor enfrenta adversário em crise e quer aproveitar chance para vencer bem

Caio Alexandre arrisca passe durante treino
Caio Alexandre arrisca passe durante treino |  Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia

O cenário do Tricolor de Aço na temporada estava próximo do ideal até a última terça-feira, quando a equipe foi eliminada da Copa Sul-Americana sem dar um único chute à meta do América de Cali (COL). Essa foi uma derrota sem dúvidas dolorida, sobretudo por ter sido em uma competição na qual o Bahia, dado o que vinha demonstrando nos últimos meses, tinha totais condições de ir muito mais longe.

No entanto, no calendário do futebol brasileiro não há tempo para lamentações, e agora o clube já tem que mostrar que o baque do meio da semana não vai afetar seus outros compromissos. A começar pelo Brasileirão, em que o Esquadrão terá a chance de manter seu bom desempenho se às 18h30 deste domingo (27) superar o Juventude, na Fonte Nova, em jogo válido pela 17ª rodada.

Leia Também:

Rival fragilizado

E essa é uma oportunidade perfeita para os comandados do técnico Rogério Ceni deixarem a derrota no passado: além de contar com o apoio efusivo das vozes das arquibancadas, o Tricolor enfrenta um adversário que está em crise, dentro da zona de rebaixamento, e que só venceu um dos últimos dez jogos pelo Campeonato Brasileiro – nesse período, o time ainda sofreu uma goleada acachapante em um confronto direto, quando perdeu por 5 a 0 para o Fortaleza.

Além disso, há 18 partidas o Alviverde não ganha fora dos seus domínios.

Portanto, o cenário está posto para o Bahia renovar o seu espírito na fonte mágica que é a sua casa – e a equipe precisa disso para não dar o mínimo espaço para uma eventual crise, afinal de contas, juntando Série A e Sula, já são quatro partidas seguidas sem o clube baiano saber o que é vencer.

Entretanto, vale ressaltar, esse é um tabu muito menor do que o que o Tricolor defende hoje: desde 1997 o Esquadrão de Aço não é superado pelo Juventude como mandante.

Vale destacar que, dado o que disse o treinador tricolor na última entrevista coletiva pós-jogo, embora a queda na Sul-Americana tenha sido ruim, trouxe também a possibilidade de o time focar nas competições nacionais.

“Sempre é difícil sair de uma competição. Estávamos em quatro competições, agora são três. A gente se despede chateado, mas vamos tentar colocar nossa energia no que temos pela frente. É sempre ruim ser eliminado, mas não podemos abaixar a cabeça”, conformou-se.

Desfalques

Não estará à disposição do comandante tricolor para o duelo o atacante Tiago, que teve, na última quinta-feira, confirmada uma lesão na coxa e iniciou tratamento imediatamente com o departamento médico durante a sua reapresentação. Além do jogador, Ceni também não poderá contar com os defensores Ramos Mingo e Gilberto. Ambos receberam o terceiro cartão amarelo na última rodada e terão que cumprir suspensão automática.

É importante dizer que mais dois atletas também estão fora, e há mais tempo: Kanu e Erick, que passaram ainda na primeira metade da temporada por cirurgia, porém, não têm previsão para retorno aos gramados. Em abril o zagueiro teve o seu tendão de Aquiles comprometido, fez o tratamento no departamento médico do clube e está impossibilitado de treinar com bola – exames também detectaram lesões em sua panturrilha.

Já Erick esteve em campo no último Ba-Vi, em maio, sentiu dores, e no confronto seguinte, no aquecimento teve confirmada lesão e desde estão desfalca o time tricolor. Há menos tempo fora dos gramados por razões similares estão Rezende e Fredi Lippert – o primeiro deve voltar aos selecionáveis ainda este ano, já que ele se encontra atualmente em fase de “recondicionamento físico”, e Fredi, com dores no joelho, já começou os trabalhos de fisioterapia com os profissionais do clube.

FICHA

Bahia x Juventude - 17ª rodada do Campeonato Brasileiro

Local e hora: Arena Fonte Nova, às 18h30, em Salvador (BA);
Árbitro: Matheus D. Candancan;
Assistentes: Daniel P. Ziolli e Leandro Matos Feitosa (arbitragem paulista);
VAR: Gilberto R. C. Junior.

Bahia: Marcos Felipe; Santi Arias, Gabriel Xavier, David Duarte e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Ademir, Erick Pulga e Willian José. Técnico: Rogério Ceni.

Juventude: Gustavo; Reginaldo, Abner, Wilker e Marcelo Hermes; Giraldo (Hudson), Jadson e Mandaca; Gabriel Veron, Batalla (Nenê ou Lucas Fernandes) e Babi (Taliari).

exclamção leia também