24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Não é só futebol - 01/12/2025, 07:00 - Lucas Santos*

É clássico: corridas de rua viram um verdadeiro Ba-Vi nas pistas

Com a modalidade bombando, clubes baianos criam competições para os torcedores correrem e ainda se divertirem

Corrida do Bahêa e Corrida do Leão já viraram febre entre tricolores e rubro-negros
Corrida do Bahêa e Corrida do Leão já viraram febre entre tricolores e rubro-negros |  Foto: EC Bahia e EC Vitória / Divulgação

O crescimento das corridas de rua no Brasil formou uma nova indústria. Apenas em 2024, mais de 2,8 mil corridas aconteceram no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Corridas de Rua, e a tendência é de que esse mercado tenha crescido em 25% neste ano, de acordo com projeção de Daniel Krutman, CEO da Ticket Sports, plataforma de inscrições esportivas, em uma palestra chamada “A era do Running”.

Com o mercado fortalecido, não demorou para que os principais clubes de futebol da Bahia o explorassem, com as provas “Corrida do Bahêa” e “Corrida do Leão”. Até a prefeitura de Salvador organiza, desde 2017, o próprio evento, a “Maratona Salvador”, que contou com a participação de mais de 12 mil pessoas do Brasil inteiro na sua última edição.

“A Maratona Salvador começou já visando ser o terceiro produto da cidade, em um período que não é o período turístico. O primeiro produto é o Carnaval, o segundo é o Festival da Virada, e o terceiro produto é ela. O terceiro produto do Rio de Janeiro hoje é a Maratona do Rio, que é a maior da América Latina. Então acho que tem um mercado muito grande pra crescer”, destaca Mayana Mendes, professora de educação física.

Com mais de 11 mil corredores na sua 3ª edição, a “Corrida do Bahêa” foi realizada no último sábado (29), e bombou com provas disputadas de 5km e 10km. “A gente está atento ao que está acontecendo no mundo esportivo, para além do futebol. A corrida, que é um evento esportivo de alta adesão, sempre teve um projeto para que fizéssemos e deu resultados rápido. Queremos dar uma experiência boa ao nosso torcedor e um grande evento”, indica Emerson Ferretti, presidente da Associação do Bahia.

Do lado rubro-negro, a “Corrida do Leão” levou, no dia 26 de outubro, 4 mil corredores às provas ao redor do Barradão, com inscrições esgotadas com mais de um mês de antecedência. “Fomos um dos primeiros clubes a realizar corrida de rua dentro do próprio estádio, quando a modalidade começou a crescer não só em Salvador, na Bahia, como no Brasil. E como plataforma social, reunir nossos torcedores em um dia totalmente diferente de um jogo, é proporcionar uma experiência única e marcante”, vibra Guilherme Queiroz, gerente de Marketing do Vitória.

Buja correu 5km na competição do Bahia e depois se apresentou em um showzão
Buja correu 5km na competição do Bahia e depois se apresentou em um showzão | Foto: Reprodução / Instagram

Shows também viram atrativos

Na organização de sua corrida, a Associação do Bahia conta com a parceria da Oquei, empresa famosa no ramo do entretenimento em Salvador. A fusão entre esporte e shows tornou as competições um verdadeiro evento cultural, até com direito a vendas de ingresso apenas para a festa pós-provas.

“O mundo está mudando. As pessoas estão buscando saúde, mas não deixam de ir para os eventos. A gente tem feito cada vez menos eventos de madrugada. Hoje, não se desassocia mais as corridas com o entretenimento. Virou uma tendência mundial, que começou dessa carência das pessoas que curtem festa e também quererem se cuidar”, analisa Rafael Cal, sócio da Oquei e torcedor do Bahia, em entrevista ao MASSA!.

Com a mistura do esporte e da área de show, diversos artistas viram o mercado com bons olhos, como é o caso da banda Timbalada, atração que se apresentou na última “Corrida do Bahêa”. “Temos que estar adaptados a tudo, e a Timbalada é uma banda que toca em todo tipo de evento. Corri os 5km, cantei no show, depois tive outro show e ainda vou pro Rio de Janeiro. É um público diferente, mais de 10 mil pessoas. A corrida não é modinha e isso é muito bom para a nossa cidade, gerando mais emprego e renda”, lembra Buja Ferreira, um dos vocalistas do grupo tradicional baiano.

Expansão no interior baiano

O futuro da modalidade é bastante promissor, e os clubes sabem disso. Por isso, as próximas edições das duas corridas da dupla Ba-Vi já foram confirmadas, com direito a expansão para cidades menores do estado. “A ‘Corrida do Bahêa’ já acontece em Feira de Santana, em Senhor do Bonfim e temos propostas para levá-la para outras cidades do interior. Dando um ‘spoiler’, a próxima será realizada num lugar que é o coração da torcida tricolor”, garante Rafael Cal, pelo lado tricolor. “Pode esperar que iremos continuar entregando sempre um dia cada vez mais especial e marcante pra nossa torcida, para as famílias, amigos e patrocinadores. Em 2026 já temos mais duas edições confirmadas”, completa Guilherme Queiroz, pelo lado rubro-negro.

*Sob a supervisão do editor Léo Santana

exclamção leia também