30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Planejamento - 11/12/2023, 13:02 - João Grassi- Atualizado em 11/12/2023, 13:27

Dupla Ba-Vi 'corre' para montar elenco para a temporada 2024; entenda

CBF alterou o período das janelas de transferências no futebol brasileiro

Clássico Ba-Vi pelo Campeonato Baiano de 2023
Clássico Ba-Vi pelo Campeonato Baiano de 2023 |  Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

A mudança no período das janelas de transferência vai trazer impactos — negativos ou positivos — para os clubes brasileiros que se preparam para a temporada 2024. Devido ao pedido de alguns times, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adequou as datas para coincidir com o futebol europeu, alongando o tempo da segunda janela e reduzindo o prazo da primeira.

Com isso, o primeiro período em 2024 será entre 11 de janeiro a 7 de março, quase um mês a menos de diferença para a mesma janela no ano passado, que foi até 4 de abril, sendo que ainda houve outro prazo até o dia 20 do mesmo mês, exclusivo para transferências dentro do mercado interno brasileiro.

Ambos na Série A do Campeonato Brasileiro, Bahia e Vitória terão menos dias de planejamento para montarem seus elencos para o início da próxima temporada. Ambos participam de duas competições antes do fechamento da janela, o Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste, sendo que o Esquadrão ainda terá ao menos uma fase da Copa do Brasil no período, enquanto o Leão entra apenas na terceira por ser o campeão da Segundona.

Em conversa com a reportagem do Portal MASSA!, o presidente Fábio Mota, do Vitória, admitiu que foi necessário alterar o planejamento inicial para a montagem do elenco rubro-negro.

"Em função dessa mudança aí, a gente também mudou nosso entendimento. Nosso entendimento era montar dois times, um maior e outro menor. Agora a gente vai mesclar isso aí, vamos reforçar mais agora. Nossa ideia será não dividir tanto, antes iríamos fazer 50% [do elenco] e depois mais 50%, agora vamos montar 70% e deixar 30% para julho", explicou o dirigente.

Fábio Mota com a taça da Série B
Fábio Mota com a taça da Série B | Foto: Rafaela Araújo/ Ag. A TARDE

Questionado sobre possíveis nomes de mais peso para fortalecer o grupo do Leão, Mota disse que ainda depende da aprovação do orçamento enviado ao Conselho Fiscal do clube. O presidente afirma que, antes da reunião do conselho no dia 18 de dezembro, "a gente não pode ir a lugar nenhum".

A reportagem do MASSA! tentou contato com a SAF do Bahia para buscar respostas sobre o tema, mas ainda aguarda o retorno.

Ferran Soriano, CEO do Grupo City
Ferran Soriano, CEO do Grupo City | Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Com isso, a dupla Ba-Vi terá que 'correr' para reforçar os seus respectivos plantéis, visto que já contam com compromissos importantes logo nos primeiros meses de 2024. A vantagem da mudança será já na época do Brasileirão, quando a segunda janela de transferências vai durar mais tempo que ano passado, com período válido entre 10 de julho a 2 de setembro, diferente de 2023, quando ocorreu entre 3 de julho a 2 de agosto.

exclamção leia também