Caíram de uma só vez os 100% de aproveitamento, o intransponível sistema defensivo e a invencibilidade do Vitória na Série B. No jogo comemorativo de 124 anos, faltou combinar com o Atlético-GO pra ficar quietinho. Não rolou. Foi 3 a 2 para o visitante indigesto que surpreendeu todo mundo hoje (14) a noite no Barradão.
O que se viu foi um Dragão arisco contra um Leão sonolento, que tomou dois gols em dois minutos logo na etapa inicial. Os meias Luiz Fernando e Bruno Tubarão assinaram a obra de arte. Já no segundo tempo, Osvaldo, o coroa mizerê, descontou para o Leão que estava acordando. Só que no piscar de olhos o atacante Kelvin ampliou para os goianienses e o estrago já estava feito quando Trellez diminuiu novamente a diferença.
Dracarys!
Contra o Vitória o Atlético Goianinese quebrou a própria escrita. Nos dois jogos fora de casa pela Série B até aqui, diante de Sampaio Corrêa e Tombense, o Dragão havia saído na frente e depois levou o empate. Aproveitou o sono de beleza do Colossal para queimar, abocanhar e engolir o Leão sem dó nem piedade.
Caiu a muralha
O Vitória entrou em campo grandão, dono da melhor defesa da Série B. Sequer havia sido vazada após cinco rodadas. A muralha de pedra foi derrubada pelo meia Luiz Fernando aos 25 minutos do primeiro tempo. Bateu de primeira e marcou um golaço após Rodrigo Soares cruzar pela direita e Igor Torres não alcançar de cabeça. O placar aberto no Barradão encerrou os 475 minutos de perfeição do sistema defensivo rubro-negro.
Curiosamente foram necessários somente dois minutos para o Leão tomar o segundo gol. Bruno Tubarão assinou o, também meia, Shaylon não alcançar o cruzamento do atacante Igor Torres que construiu a jogada pela esquerda.
E outros exatos 50 minutos para Kelvin marcar o terceiro após subir pela esquerda de ataque costurando pela defesa até chega ao meio da área e bate forte, cruzado, para a bola morrer no cantinho de Lucas Arcanjo.
Agenda
O Vitória manteve a liderança com 15 pontos enquanto o Atlético-GO alcançou o terceiro lugar com um ponto a menos. Entre eles está o Criciúma, também com 14 pontos. Os comandados de Léo Condé agora irão juntar os cacos para encarar o Mirassol, na próxima sexta-feira, 19, pela 7ª rodada do certame. Na mesma noite o time de Alberto Valentim joga em casa contra o Avaí.
1º Tempo
O Leão impetuoso líder da Série B, implacável com os cinco primeiros adversários da competição, parecia sonolento e pouco a fim de jogos. Se deixou envolver na trama do adversário que mostrou imposição e disposição para buscar o resultado. Tanto que logo aos 4 minutos teve boa oportunidade. Contundo, foi entre 25 e 27 minutos que o Dragão mostrou os dentes. Em dois minutos derrubou o, até então, instransponível sistema defensivo do dono do pedaço. Luiz Fernando abriu e Bruno Tubarão ampliou o marcador. O rubro-negro baiano, ainda surpreso, tentou descontar na cabeçada perigosa de Wagner Leonardo que já estava impedido no lance.
2º Tempo
O Vitória voltou melhor no segunto tempo. Logo aos 8 minutos Rodrigo Andrade perdeu uma grande oportunidade após 'bate-rebate' na área do Atlético. A resposta veio aos 18 minutos quando Lucas Arcanjo se esticou todo para evitar o que seria o segundo gol de Luiz Fernando. E um minuto depois o goleirão rubro-negro mandou um lançamento para Osvaldo marcar um golaço após vencer Ramon levando a pelota para área pela direita de ataque, dar um corte deixando o zagueiro no chão e bater cruzado na bochecha da rede. A esperança de empate virou um banho de água fria. Kelvin saiu do banco para costurar a defesa rubro-negra e ampliar o placar aos 32 minutos. Também saído do banco, Tréllez novamente botou o Leão no jogo e tirou o conforto do Dragão com uma bomba indefensável. A partir daí, no embalo da torcida, foram 8 minutos de pressão nos acréscimos. Raphinha quase igualou o marcador, mas bateu para fora e o placar ficou em 3 a 2 para os visitantes.
No prejuízo
Vitória perde Rodrigo Andrade para a próxima rodada. O volante recebeu o terceiro amarelo na Série B no minuto inicial da etapa complementar e vira desfalque para o jogo contra o Mirassol, na próxima sexta-feira. Diego Fumaça é o imediato para assumir a função, mas tudo dependerá das pretensões do técnico Léo Condé.
FICHA TÉCNICA
Vitória 2 x 3 Atlético-GO
Série B - 6ª rodada
Local: Estádio Manoel Barradas, o Barradão
Data: Domingo, 14/05/2023
Horário: 18h (horário de Brasília)
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Miguel Caetano Ribeiro da Costa (SP) e Leandro Matos Feitosa (SP)
VAR: José Claudio Costa Filho (SP/ VAR Fifa)
Gols: Osvaldo e Trellez (VIT); Luiz Fernando, Bruno Tubarão e Kelvin (AGO)
Cartões amarelos: Camutanga, Rodrigo Andrade (VIT); Luiz Fernando, Heron, Lucas Gazal (AGO)
Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca (Railan), Camutanga, Wagner Leonardo e Marcelo; Léo Gomes (Gegê), Rodrigo Andrade e Matheusinho (Rafinha); José Hugo (Diego Torres), Welder (Tréllez) e Osvaldo. Técnico: Léo Condé.
Atlético-GO: Ronaldo; Rodrigo Soares, Lucas Gazal, Ramon Menezes (Emerson Santos) e Heron (Jefferson); Renato Alves, Rhaldney, Bruno Tubarão (Marco Antônio), Shaylon (David Braga) e Luiz Fernando; Igor Torres (Kelvin). Técnico: Alberto Valentim.