25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Fala, professor - 01/03/2024, 21:50 - João Grassi

Dorival fala pela primeira vez após assumir Seleção: "Diferente"

Treinador reconheceu o grande impacto de assumir uma seleção pela primeira vez na carreira

Dorival Júnior, novo técnico da Seleção Brasileira
Dorival Júnior, novo técnico da Seleção Brasileira |  Foto: Staff Images / CBF

Dorival Júnior está somente no início de sua passagem na Seleção Brasileira, mas o técnico já vive a pressão de ter que alcançar bons resultados nos amistosos da próxima Data Fifa, sem falar das Eliminatórias da Copa do Mundo, em que o Brasil não vence há quatro partidas.

O ex-treinador do São Paulo anunciou apenas sua primeira convocação à frente da Amarelinha, mas diz ser "natural" a alta expectativa pelo retorno do bom futebol na equipe brasileira.

"Vivemos a vida em busca de resultados, não tem como fugir disso. É natural que todos estejam na expectativa de uma estreia em que voltemos a jogar dentro daquilo que estamos acostumados na nossa seleção. Isto já vinha sendo mostrado nos últimos jogos, independentemente dos resultados. Não vai ser diferente. Temos de fazer o melhor sempre, colocar uma equipe para brigar com qualquer seleção do mundo em igualdade", disse Dorival.

Apesar de reconhecer o pouco tempo que terá para treinar os convocados, Dorival afirma que todo treinador "está acostumado em todo clube" a mostrar evoluções dentro de campo, independente do estágio do trabalho.

"Tempo é o que não temos, mas precisamos acelerar este processo é o que estamos acostumados a fazer em todos os clubes, em que precisamos de resultado para ontem, não para amanhã. É um costume já enraizado em todos nós", reconhece.

O treinador admitiu que o impacto de assumir uma seleção pela primeira vez na carreira foi contundente. Ele diz que "não é um trabalho fácil" e que "teve que se adaptar rapidamente" a uma rotina totalmente diferente do que ele era acostumado.

"Na Seleção, teremos dez dias a partir da apresentação dos jogadores, com poucos dias de convívio. Não é um trabalho fácil, eu estou tentando me adaptar rapidamente a tudo isso, o primeiro mês foi bem complicado, confesso a vocês. Bem diferente, eram 20 anos com uma rotina de trabalho e tivemos que mudar para nos adaptarmos. Mas a adaptação foi rápida, graças a Deus. Vamos tentar trabalhar para ter uma equipe confiável rapidamente", declarou.

Apesar de alguma caras novas e até surpreendentes na convocação, Dorival diz que mudanças "radicais" não serão feitas de imediato. Ele fala em trazer de volta a seriedade, concentração e foco dentro do elenco brasileiro.

"Nenhuma reformulação pode ser feita de maneira radical. Ela necessita de uma mudança contínua e pautada em cima do reconhecimento do que alguns desses atletas fizeram ao longo dos anos, por merecerem estar onde estiveram, e naturalmente continuarão a estar. Vamos observar bem a chegada de alguns jovens, imaginar que esses jovens estarão em condição boa daqui a dois anos e meio. Fizemos reuniões com muitos jogadores, nem todos aqui estão, mas poderão estar futuramente. Tentamos fazer uma seleção que volte a nos representar de uma maneira séria, concentrada, focada, e tendo conhecimento do que representa vestir uma camisa como a nossa", finalizou.

Dorival Júnior já começa sua passagem com dois amistosos contra seleções campeãs mundiais: dia 23 de março, contra a Inglaterra, em Wembley, e dia 26, contra a Espanha, em Madri.

exclamção leia também