Novak Djokovic conquistou o título do US Open de 2023, assegurando a vitória no Grand Slam norte-americano pela quarta vez em sua carreira aos 36 anos. Na noite do último domingo (10), diante de uma multidão no Arthur Ashe Stadium, Djoko derrotou o russo Daniil Medvedev na final com um placar de 3 sets a 0 (parciais de 6-3, 7-6 (5) e 6-3).
Logo após a vitória, o tenista vestiu uma camisa com uma imagem sua junto a Kobe Bryant, a lenda dos Los Angeles Lakers e da NBA, onde estava escrito "Mamba para sempre" e ostentava o número 24 nas costas.
Com esta vitória, Djokovic alcança seu 24º título de Grand Slam, consolidando seu recorde como o maior vencedor de Majors entre os homens e empatando com Margaret Court, que também conquistou 24 Grand Slams em simples. Isso amplia sua vantagem sobre Rafael Nadal, que tem 22 títulos.
Foi por essa razão que Djokovic optou por prestar homenagem a Kobe, que ficou imortalizado com o número 24 nas costas durante sua carreira como jogador e que nos deixou em janeiro de 2020.
"Kobe era um amigo próximo, falávamos muito sobre a mentalidade vencedora. Quando eu estava me recuperando de lesão e tentando voltar ao meu melhor, ele foi um dos que mais me ajudou, ele estava lá para me dar qualquer conselho e qualquer tipo de apoio da forma mais amigável. Quando ele morreu me machucou fortemente. Então eu pensei que a camisa 24 era o número que ele se tornou uma lenda nos Lakers e do basquete, então achei que poderia ser uma coisa simbólica boa a se fazer para reconhecer tudo que ele fez", discursou o sérvio.
Junto com a conquista do US Open, Djokovic retomou a posição de número 1 no ranking da ATP, que foi atualizado na lista divulgada nesta segunda-feira (11).