A etapa de Teahuppo do WSL Finals promete uma disputa acirrada e envolve brasileiros. João Chianca, Yago Dora e Gabriel Medina seguem na briga pela competição. Filipe Toledo, Ethan Ewing e Griffin Colapinto já estão garantidos no mata-mata masculino, restando só duas vagas. E não é só isso, ainda tem mais emoção. Além da classificação para o Finals, também está em jogo a disputa por uma vaga nas Olimpíadas de Paris. Até agora, só Filipe Toledo carimbou o passaporte para 2024.
A primeira chamada está marcada todos os dias para às 14h no horário de Brasília (7h no horário local). Com 42,960 pontos, João Chianca já assegura sua presença no WSL Finals ao avançar pelo menos uma fase em Teahupoo.
Quanto a Yago Dora, basta que ele conclua a etapa em Teahupoo com um desempenho igual ou superior ao de Gabriel Medina. O surfista paranaense acumula 36,865 pontos em comparação aos 35,440 do tricampeão mundial.
Além de precisar alcançar Yago Dora em pontos, Medina também tem que ficar de olho no John John Florence e no Jack Robinson, que ainda têm chances bem pequenas de se classificarem.
Como os dois melhores surfistas do Brasil ao final da temporada regular conseguem vaga em Paris 2024, João Chianca, Yago Dora e Gabriel Medina estão na disputa para serem o segundo brasileiro garantido nas Olimpíadas, já que Filipe Toledo já está assegurado no top 2.
Além de João Chianca, outros surfistas que estão atualmente assegurando suas vagas nas Olimpíadas incluem John John Florence dos Estados Unidos, Jack Robinson da Austrália, Kanoa Igarashi do Japão, e Jordy Smith e Matthew McGillivray da África do Sul.