O Fluminense venceu o Al Ahly por 2 a 0 na estreia do clube brasileiro no Mundial de Clubes da Fifa, na tarde desta segunda-feira (18), em Jedá, na Arábia Saudita. Os gols do time do técnico Fernando Diniz, que garantiram a classificação para a final, foram do meio-campista Jhon Arias, de pênalti, e do jovem atacante John Kennedy.
A tendência é que o 'Dinizismo' do Fluminense enfrente o Manchester City, de Pep Guardiola, na final da competição. A equipe de Pep Guardiola entre em campo às 15h desta terça-feira (19), contra o Urawa Reds, do Japão.
Este foi o segundo triunfo do Fluminense sobre o Al Ahly. O outro confronto aconteceu em um amistoso disputado há mais de 62 anos na cidade de Cairo (Egito). Na ocasião, o time brasileiro venceu por 2 a 1.
Agora o Tricolor carioca entra em campo na próxima sexta-feira (22), às 15h, para disputar o título do Mundial contra o vencedor da partida entre ingleses e japoneses.
Toma lá, dá cá na primeira etapa
O primeiro tempo na Arábia Saudita foi movimentado, de muita 'trocação' entre as equipes. O veterano em mundiais, Al Ahly, não poupou nas finalizações e muito menos nos ataques. Porém, o trio Ashour, Percy Tau e El Shahat, só acertou uma no gol das 13 tentativas.
Keno e Arias foram as válvulas de escape do time brasileiro. O colombiano, por sinal, foi responsável pelas duas melhores chances, com dois belos chutes na trave.
Apesar da superioridade ofensiva do time do Egito, o Fluminense manteve sua identidade e finalizou o primeiro tempo com 62% de posse de bola.
Cara de Fluminense na etapa final
Bem postado desde os primeiros minutos da segunda etapa, o time brasileiro não permitiu ações da equipe da casa, diferente do primeiro tempo. Assim o Fluzão permaneceu até o primeiro gol marcado por Jhon Arias, aos 25 minutos, após pênalti sofrido por Marcelo em jogada individual pela esquerda.
A partida, então, voltou a ficar mais equilibrada e o Al Ahly foi pra cima. No desespero, os egípcios chegaram com perigo, mas acabaram parados pelo goleiro Fábio, que fez bela partida.
Com o Al Ahly em cima, o Flu aproveitou os contra-ataques e em um deles matou o jogo. Aos 90 minutos, John Kennedy explorou a velocidade e cravou o segundo tento do time brasileiro, decretando o placar de 2 a 0 e a vaga na próxima fase da competição.