Deu Brasil! Ederson Moraes, do Manchester City e da Seleção, foi eleito o melhor goleiro de 2023 pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), renomada organização de recordes e estatísticas do futebol mundial.
O goleiro brasileiro superou nomes pesados como Dibu Martínez (2º) e Courtois (3º), alcançando a pontuação de 145 no ranking da federação. O argentino ficou com 76, enquanto o belga anotou 73.
Vale lembrar que Ederson também concorre ao mesmo prêmio no The Best 2023, organizado pela Fifa. A disputa é novamente com Courtois, do Real Madrid, e o marroquino Bono, ex-Sevilla e hoje no Al-Hilal. Essa premiação será no dia 15 de janeiro do ano que vem.
Ederson conquistou em 2023 os títulos da Copa da Inglaterra, Campeonato Inglês, Liga dos Campeões, Supercopa Européia e Mundial de Clube. Além disso, foi eleito o melhor jogador da UEFA.
Outro brasileiro entre os 10 melhores da IFFHS é Alisson, do Liverpool e também da Amarelinha, que anotou 19 pontos e ficou em 8º na lista. O arqueiro dos Reds também já foi eleito o melhor do ano pela organização.
Top 10 goleiros da IFFHS:
1 - Ederson (Brasil/Manchester City) - 145 pontos
2 - Dibu Martínez (Argentina/Aston Villa) - 76
3 - Courtois (Bélgica/Real Madrid) - 73
4 - Ter Stegen (Alemanha/Barcelona) - 58
5 - Oblak (Eslovênia/Atlético de Madrid) - 36
6 - Donnarumma (Itália/PSG) - 23
7 - Bono (Marrocos/Sevilla e Al-Hilal) - 22
8 - Alisson (Brasil/Liverpool) - 19
9 - Onana (Camarões/Inter de Milão e Manchester United) - 16
10 - Maignan (França/Milan) - 13