Salvador recebeu, no último sábado (11), um evento especial: a inauguração do Centro de Lutas Adriana Araújo. Por isso, a equipe do Portal MASSA! visitou o espaço que marca um recomeço na carreira da medalhista olímpica, que agora mesmo seguindo nos ringues, assume o papel de empresária e treinadora.
Leia mais:
Conheça o zagueiro da Liga francesa que o Bahia está de olho
Dupla Ba-Vi 'devagar' pode render bom início aos demais clubes no Baianão
“Esse lugar é a minha segunda casa. É onde posso continuar fazendo o que amo e retribuir ao esporte tudo o que ele me deu. Aqui, não só formaremos atletas, mas também transformaremos vidas”, disse Adriana à reportagem.
Medalha no peito
Adriana, que conquistou o bronze nas Olimpíadas de Londres em 2012, enfrentou desafios financeiros após sua aposentadoria. Chegou a leiloar sua medalha para sustentar projetos pessoais, mas graças à intervenção da sua patrocinadora, a casa de apostas Superbet, recuperou o símbolo de sua conquista.
Foi muito difícil abrir mão da medalha, mas era necessário
Adriana Araújo
“Foi muito difícil abrir mão da medalha, mas era necessário. Hoje, graças ao apoio recebido, não só a recuperei, como realizei este sonho de abrir um centro de treinamento para nossa comunidade”, destaca a boxeadora.
Um espaço para todos
Graças ao investimento de mais de R$ 250 mil, os alunos contarão com aulas de boxe, karatê, muay thai e preparação física. Logo de início, a academia quer atender tanto iniciantes quanto atletas de alto rendimento. Adriana fará questão de liderar aulas, incluindo turmas exclusivas para mulheres.
“A academia está aberta para todos: crianças, adultos, atletas e quem busca saúde e bem-estar. Queremos que todos se sintam acolhidos”, explica.
Além disso, parte das vagas será destinada a alunos do projeto social de Adriana, como Arthur Nascimento, de 10 anos, que enxerga no boxe um caminho para o futuro.
“Meu sonho é ser lutador. Aqui tem tudo que preciso para aprender e crescer no esporte. Estou muito feliz por estar aqui”, conta o garoto.
Nomes de peso!
Várias celebridades dos ringues colaram em peso no evento. Entre eles, o medalhista olímpico Hebert Conceição e a lutadora de MMA Virna Jandiroba.
“Esse lugar representa mais oportunidades para jovens descobrirem o esporte e para nós, atletas, treinarmos em alto nível”, comenta Hebert.
Virna disse que a inauguração da academia representa mais do que um novo capítulo na vida da pugilista; é também uma contribuição significativa para Salvador.
“Centros como esse são fundamentais para formar novos talentos e disseminar o esporte. Adriana está deixando um legado incrível para a nossa cidade”, conta.
Esporte é saúde e superação
Elion de Souza, professor de karatê do novo Centro de Treinamento em Salvador, carrega a lição de que esporte é saúde e superação, desde a infância.
Na verdade, desde os 7 anos de idade, eu tinha um problema com obesidade, um problema de saúde, e daí então o karatê foi uma forma em que meus pais, graças a Deus, me incluíram nesse processo onde até hoje estou
O esporte não só transformou sua vida ao proporcionar títulos importantes como atleta, mas também lhe devolveu a saúde e a confiança, e agora, Elion compartilha seu conhecimento e experiência como treinador.
“O maior título de todos foi a saúde e a possibilidade de estar aqui hoje, transmitindo um pouco do nosso saber, um pouco daquilo que desenvolvemos nessa caminhada”, afirma. Ele acredita que o karatê, além de um esporte, é uma ferramenta poderosa para transformar vidas, assim como transformou a dele.
Legado em construção
Adriana Araújo encerrou o evento com um olhar no futuro: “Quero deixar um legado. Assim como o esporte mudou a minha vida, ele pode mudar a de muitos outros. Essa academia é um grande passo para isso.”
As aulas vão começar nesta segunda-feira (13). A expectativa é que 150 a 200 alunos utilizem a academia por dia. O centro, que fica na Avenida Euclides da Cunha, nº 170, bairro da Graça, funcionará de segunda a sexta-feira, de 6h às 22h, e aos sábados, de 6h às 14h.
*Sob a supervisão do editor Pedro Moraes