O jogo amistoso entre Brasil e Espanha, organizado em resposta aos insultos racistas contra o atacante brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, será disputado no dia 26 de março, no Estádio Santiago Bernabéu, anunciou a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), nesta segunda-feira (15).
Em junho de 2023, as federações dos dois países chegaram a um acordo para a realização do jogo em Madri, no mês de março deste ano, mas ainda não haviam confirmado uma data.
O amistoso servirá para "reforçar o compromisso contra a violência e o racismo", com "uma grande festa do futebol entre duas das seleções mais potentes do panorama internacional", explicou a RFEF em um comunicado.
Vinícius Júnior foi alvo de insultos racistas em 21 de maio do ano passado, em um jogo do Real Madrid contra o Valencia, no Estádio Mestalla. O caso gerou indignação no mundo do futebol e a abertura de uma investigação por parte da Justiça espanhola. Na ocasião, a RFEF admitiu que o futebol espanhol tinha "um problema" com o racismo.
Em junho, quatro torcedores do Atlético de Madrid, acusados de terem simulado o enforcamento de Vini Jr., pendurando um boneco em uma ponte da capital espanhola, foram proibidos pela Justiça de entrarem em estádios de futebol durante dois anos.