27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Ex-presidente - 13/12/2023, 08:23 - João Grassi- Atualizado em 13/12/2023, 13:32

Da musica ao futebol: relembre carreira de Jorginho Sampaio

Dirigente foi presidente do Leão entre 2006 e 2009

Jorginho Sampaio, ex-presidente do Vitória
Jorginho Sampaio, ex-presidente do Vitória |  Foto: Divulgação

Renomado produtor musical do Axé, Jorginho Sampaio morreu na madrugada desta quarta-feira (13). Apesar do sucesso no meio da música, ele também era conhecido por ter sido presidente do Vitória entre 2006 e 2009. Relembre como foi o mandato dele. O corpo de Jorginho será velado a partir das 13h desta quarta-feira, na capela D do cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, e depois será cremado, às 15h.

Em sua trajetória pelo clube, substituiu Paulo Carneiro na diretoria executiva e tinha como objetivo levar o Vitória de volta para a Série B, pois o Leão havia sido rebaixado no ano anterior e disputaria pela primeira vez a Terceira Divisão nacional.

2006 e o primeiro acesso

O início da temporada não foi fácil para Jorginho Sampaio. No Campeonato Baiano de 2006, o Vitória perdeu o sonhado pentacampeonato ao ser derrotado para o Colo-Colo na final, quando um time do interior voltou a ser campeão do estadual após quase 40 anos seguidos de dupla Ba-Vi.

Contudo, a temporada 2006 terminaria da melhor maneira possível para Jorginho Sampaio. O Leão fez uma grande campanha e deixou a Série C logo no primeiro ano, ainda vendo o rival Bahia falhar na missão do acesso.

2007 e o retorno à elite

No ano seguinte, conduziu o Vitória ao seu 23º título baiano ao derrotar o Bahia na final. A temporada terminaria ainda melhor, com o Leão fazendo nova campanha de sucesso no Brasileirão e voltando à Primeira Divisão após três anos de fora. Sampaio emendou dois acessos seguidos com o clube.

Terceiro ano de mandato e solidez

Em 2008, no seu terceiro ano de mandato, o Vitória voltou a ser campeão baiano em cima do Bahia e fez uma campanha sólida na Série A, ficando na 10ª colocação e fazendo do Barradão uma enorme fortaleza. Naquele campeonato, o Leão teve resultados expressivos como o 5 a 0 no Vasco da Gama, 4 a 2 no Grêmio e 5 a 2 no Botafogo.

"Eu vi o Bahia ser campeão sete vezes seguidas e isso dói muito. Só que hoje essa situação se inverteu. O Vitória é um time vencedor", comentou Sampaio.

Último ano no clube

No seu último ano de mandato, foi tricampeão baiano ao novamente derrotar o rival Bahia na decisão, depois fazendo outra campanha segura no Campeonato Brasileiro. Dessa vez, um pouco abaixo, terminando em 13º, mas cravando uma goleada histórica de 6 a 2 sobre o Santos no Barradão.

No total, Jorginho Sampaio venceu sete Bavis pelo Leão, incluindo o histórico 6 a 5 na antiga Fonte Nova. Em sua gestão foram contratados nomes como Joãozinho, Dinei, Viáfara e Vanderson.

Retorno

Após sete anos afastado do esporte, retornou ao Vitória durante a gestão Ivã de Almeida, em 2017, exercendo o cargo de assessor do departamento de futebol.

Na música

Jorginho Sampaio também é muito conhecido por seu renomado trabalho como produtor musical. Foi referência no quesito festas em Salvador, especialmente se tratando do Carnaval.

Ele foi responsável por agenciar carreiras de artistas como Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Tatau, além de bandas como Araketu e Banda Eva, quando Ivete era a vocalista.

exclamção leia também