30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Coragem às mulheres! - 18/11/2023, 07:00 - Silvânia Nascimento

Curso de defesa pessoal: público feminino se alia e inspira mulherada

Iniciativa é ministrada pela Guarda Municipal de Salvador

Guarda Civil oferece curso gratuito de defesa pessoal para mulheres na guarda municipal em San Martin
Guarda Civil oferece curso gratuito de defesa pessoal para mulheres na guarda municipal em San Martin |  Foto: Shirley Stolze / Ag. A Tarde

A união do público feminino em fortalecer as medidas de combate à violência contra a mulher é, sem dúvidas, uma das ferramentas que mais têm funcionado nessa luta constante que grita pelo fim dos diversos tipos de agressões sofridas por elas, assim como, pelo pedido de punições aos devidos agressores.

Luciene Lima Alves, instrutora do Instituto João Carlos Mendonça (IJCM) - órgão pertencente a prefeitura de Salvador - é, por sinal, um exemplo vivo desse elo entre a mulherada. Ela, que tem 45 anos, decidiu se jogar de cabeça no curso de Defesa Pessoal Para Mulheres, ministrado pela Guarda Municipal. Muito além da vontade de aprender as técnicas trabalhadas na capacitação, a iniciativa de Luciene tem um objetivo maior: inspirar e encorajar outras mulheres a se prepararem para lidar com possíveis casos de perigos.

Luciene Lima Alves, instrutora do Instituto João Carlos Mendonça (IJCM)
Luciene Lima Alves, instrutora do Instituto João Carlos Mendonça (IJCM) | Foto: Shirley Stolze / Ag. A Tarde

"Nós entendemos a importância que existe em emponderar as mulheres. E eu senti o desejo de participar da turma. Não perdi nenhuma aula porque eu entendo que é essencial a gente ter mecanismos de defesas. Isso pode salvar vidas e a própria vida. Eu já vivenciei algumas violências onde, especificamente, um motorista de Uber ficou rodando comigo dentro do carro, em São Paulo. Eu gosto muito de luta, faço boxe e entendi que, trazer a luta para dentro do instituto, como uma prática para que essas mulheres tenham esse saber, poderia ser um diferencial na vida delas", destacou Luciene.

Mas, engana-se quem pensa que o curso - ministrado pelo guarda municipal Sidclei Silvio, 3º Dan em Goshin Jutsu (arte marcial de origem japonesa) e faixa preta em kickboxing - limita-se apenas à parte prática. Em entrevista ao Portal Massa! o coordenador da capacitação James Azevedo explicou que as aulas contam com um combo diverso de treinamentos.

Alunas do curso gratuito de defesa pessoal para mulheres com o instrutor Sidclei Silvio e o coordenador James Azevedo
Alunas do curso gratuito de defesa pessoal para mulheres com o instrutor Sidclei Silvio e o coordenador James Azevedo | Foto: Shirley Stolze / Ag. A Tarde

"Não abordamos só a defesa, mas também a parte teórica com orientações sobre legislação, e alertando esse público sobre a atenção que precisa ter em momentos como saída de casa, onde estacionar o veículo e outros. Tudo isso, no sentido que elas possam compreender o estado de perigo. E com a parte prática, ela vai se defender da agressão física. Fazemos esse levantamento sobre o ciclo da violência para que elas possam se perceber no estado de violência, porque às vezes, muitas mulheres não notam que estão sendo violentadas, principalmente no psicológico", disse o coordenador.

"Dentro do curso trabalhamos, também, com noções de primeiros socorros para que, caso haja algum problema, na hora da defesa, ela possa, também, fazer as primeiras ações ao socorro", completou James.

Realizado na sede do IJCM, o curso é destinado para mulheres maiores de 18 anos que residem nos bairros de Pernambués, Saramandaia e Boca do Rio. Para participar, é necessário realizar a inscrição por meio do WhatsApp no número (71) 98263-5530.

Aurea Vergasta, aluna do curso defesa pessoal
Aurea Vergasta, aluna do curso defesa pessoal | Foto: Shirley Stolze / Ag. A Tarde

Aurea Costa de Jesus, 56 anos, é uma das alunas do curso. Ciente da necessidade de iniciativas como essa, ela fez questão de destacar o porquê ter decidido se inscrever na capacitação. "O curso é maravilhoso e de importância total. Eu acho que cursos como esse vai sempre fortalecer a mulher porque, na verdade, estamos cada vez mais vulneráveis e não podemos, hoje, depender do outro o tempo todo", disse Aurea ao Portal MASSA!.

exclamção leia também