
Tratado como uma das grandes promessas do futebol mundial, o craque do Barcelona, Lamine Yamal, realizou um festão no domingo (13) para comemorar seu aniversário de 18 anos. Porém, após a celebração, o jogador foi denunciado por contratar anões para participar do evento.
Leia Também:
O caso foi anunciado em nota pela Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo (ADEE). Segundo a organização, as pessoas com nanismo foram contratadas para entreter os convidados, o que, de acordo com a legislação espanhola, é considerado crime contra à dignidade humana.
"A ADEE condena e denuncia publicamente a contratação de pessoas com nanismo como parte do entretenimento da recente festa de 18 anos de Lamine Yamal. A Associação anuncia que tomará ações legais e sociais para salvaguardar a dignidade destas pessoas, considerando que estes fatos ferem a legislação e também os valores éticos fundamentais de uma sociedade que pretende ser igualitária e respeitosa", expressou.
De acordo com a presidente da ADEE, Carolina Puente, o fato de Yamal ser uma figura pública com influência entre os jovens complica ainda mais a situação. Caso seja condenado, o atleta do Barça pode ser multado em até 1 milhão de euros (cerca de R$ 6,5 milhões).