Vanderlei Luxemburgo está de volta ao Corinthians. Foi anunciado oficialmente na tarde desta segunda-feira (1º) com vínculo até dezembro deste ano, quando termina o mandato do presidente Duílio Monteiro Alves.
Chega para substituir Cuca, que em meteórica passagem de seis dias, comandou a equipe por dois jogos e se viu dragado para o olho do furacão em torno do Escândalo de Berna, que aborda a condenação que teve na Justiça suíça pelo estupro de menina de 13 anos em 1987.
Esta será a terceira passagem de Luxa pelo Timão. Foi campeão brasileiro em 1998 e levado à seleção brasileira. No retorno, em 2001, foi campeão paulista e novamente deixou o Parque São Jorge. Pulou o muro para o Palmeiras, onde já havia construído uma trajetória igualmente vencedora.
Até acertar com o "profexô" a diretoria tentou repatriar outros campeões brasileiros, como Tite e Mano, além da tentativa de tirar Vojvoda do Fortaleza. Rolou até um vácuo em Roger Machado que estava inclinado a assumir o time após a primeira tratativa mas, segundo o comentarista esportivo Paulo Vinícius Coelho, o PVC, os representantes nunca retornaram à porta do ex-técnico do Bahia para fechar o contrato.
E Luxa nem perdeu tempo com formalidades. Já desceu a campo para o primeiro treino com a equipe e estará à beira do campo para o duelo contra o Del Valle amanhã (2) pela Libertadores da América.