25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

pegando a visão de tudo! - 08/07/2025, 18:00 - Bruno Dias

Coração do estádio: Arena Fonte Nova lança nova central de segurança

Base funcionará 24h por dia e já estará operando no jogo entre Bahia e Fortaleza, nesta quarta-feira (9)

Ao todo, já estão funcionando 260 câmeras, com expectativa de aumentar para 300 até o fim do ano
Ao todo, já estão funcionando 260 câmeras, com expectativa de aumentar para 300 até o fim do ano |  Foto: Uendel Galter/Ag. A Tarde

Com a missão de ampliar a segurança e o controle sobre possíveis ocorrências que afetem a integridade dos eventos, a Arena Fonte Nova inaugurou, nesta terça-feira (8), a nova sala de Centro de Controle Operacional (CCO). A base funcionará 24h por dia e já vai estrear a sua operação no jogo desta quarta-feira (9), entre Bahia e Fortaleza, pela Copa do Nordeste.

Leia Também:

Diante de mais tecnologia e melhor posicionamento no estádio, a nova central está localizada em uma sala com vidros fumê, acima das cabines de imprensa, no anel superior, substituindo a antiga instalação no anel intermediário.

“Aqui é o coração do estádio, pois é daqui que a gente controla toda a parte da operação, tanto de um jogo como de um evento. Ele saiu de uma área que era uma área de diagonal e veio pra uma área central. Também pelo espaço, que é muito mais moderno, dinâmico, com aumento da quantidade de câmeras”, descreveu Milena Andrade, gerente de operações Arena Fonte Nova.

Nova central está localizada em uma sala com vidros fumê, acima das cabines de imprensa
Nova central está localizada em uma sala com vidros fumê, acima das cabines de imprensa | Foto: Uendel Galter/Ag. A Tarde

De olho nos baderneiros

Ao todo, já estão funcionando 260 câmeras, com expectativa de aumentar para 300 até o fim do ano. Cada uma possui uma funcionalidade específica, seja com visão em 360 graus ou um zoom potente. Todas são monitoradas por operadores que ‘pegam a visão’ das áreas internas e externas da praça esportiva em busca de eventuais ocorrências.

Em dias de eventos, o novo Centro de Controle Operacional contará com representantes da própria Arena, dos clubes ou instituições envolvidas, além de agentes da Polícia Civil, Polícia Militar, Transalvador, Corpo de Bombeiros, serviços médicos, atendimento ao espectador e outros órgãos.

Caso aconteça alguma diligência, como brigas, confusões, tumultos, entre outras, a central aciona os seguranças ou a PM, a depender da gravidade, por meio de rádios comunicadores, indicando onde precisa de intervenção. Além disso, agentes presenciais também estarão posicionados nos entornos da arena para auxiliar nas ações.

“Existe uma escala de níveis. Em um primeiro momento, a segurança privada vai atuar. Não tendo resultado, a gente inclui o segundo nível, que é o nível também das forças públicas com a Polícia Militar”, indicou Milena.

Milena Andrade, gerente de operações Arena Fonte Nova
Milena Andrade, gerente de operações Arena Fonte Nova | Foto: Uendel Galter/Ag. A Tarde

“Então, identificando qualquer situação, no primeiro momento a segurança privada é acionada e vai até o local. Se conseguir controlar essa situação, é apaziguado, resolvido. Se não, as forças militares são acionadas”, completou.

Integração com a SSP

A integração com as forças de segurança vai ainda mais além, com a possibilidade de as câmeras serem utilizadas para ajudar em investigações das autoridades da Secretaria de Segurança Pública. Em uma eventual necessidade, com um requerimento, a gestão da Arena Fonte Nova poderá contribuir.

Auxílio da I.A. e diferenças entre briga e comemoração

Além da variedade de câmeras, a tecnologia da central contará, em um futuro próximo, com o uso efetivo da Inteligência Artificial. A ferramenta ainda não foi implementada totalmente, mas funcionará como um detector automático de situações que fogem do permitido, como por exemplo: brigas generalizadas e confusões.

A ideia foi detalhada por Bráulio Mourão, gerente de TI Arena Fonte Nova. “Elas vão ter a inteligência para detectar situações como tumulto, invasões. Então elas vão detectar automaticamente, sinalizando os operadores e a segurança. E também placa de carro, esse tipo de situação”, disse.

Ainda em estágio inicial, a I.A. está sendo usada apenas para gravar as imagens do comportamento do público, com foco em aprender, com o apoio de um operador, a diferenciar como as pessoas dentro de um estádio se comportam, seja em comemorações por uma vitória ou a revolta por perder um jogo.

Bráulio Mourão, gerente de TI Arena Fonte Nova
Bráulio Mourão, gerente de TI Arena Fonte Nova | Foto: Uendel Galter/Ag. A Tarde

Desta forma, com a ajuda dos seguranças presenciais, é possível diferenciar uma celebração acalorada de um tumulto. “Então ela toma aquilo como um padrão normal. E qualquer movimento que saia daquele padrão, ela demonstra como um indicativo. E, com isso, ela vai aprendendo até chegar num ponto de aprendizado em que vai alarmar a situação com cada vez mais precisão nas ocorrências”, apontou.

Pacotão de inovações e melhorias

De acordo com Milena Andrade, o Centro de Controle é apenas uma das diversas melhorias programadas para a Arena Fonte Nova até o fim de 2025. Apesar já estarem previstas, as atualizações também preparam o estádio para sediar os jogos da Copa do Mundo Feminina em 2027 que será no Brasil.

“A gente tem aí alguns novos camarotes que estão em fase de construção. O CCO agora já ficou implantado, a gente já vai inaugurar. Tem também a questão da iluminação em LED do gramado, que vai ser substituída. Tem a parte de automação, de cenografia também, que vai ser implantada pra gente poder utilizar nos jogos. Isso em breve, ainda agora no segundo semestre”, finalizou a profissional.

exclamção leia também