O Vitória perdeu para o Botafogo, por 1 a 0, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, no Estádio Nilton Santos, na noite desta quinta-feira (2). O autor do único gol da partida foi Eduardo, após bonito lance coletiva do time carioca.
A primeira parte do confronto foi totalmente do Vitória, a equipe se portou bem na defesa e no ataque, mas encontrou dificuldades no terço final. Após primeiro tempo nulo, os mandantes só mostraram reação após mudanças na segunda etapa. A partir daí, tomou o controle do jogo e dificultou a vida do Rubro-negro.
O jogo de volta será dia 21 de maio, no Barradão. O Leão vai precisar vencer por dois gols de diferença para ir às oitavas de final. Se ganhar por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis. Qualquer empate dá a vaga para o Botafogo.
O próximo compromisso do Vitória é pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, no domingo (5), às 16h, contra o São Paulo, no Barradão. O Botafogo, no entanto, recebe o Bahia, no mesmo dia, às 18h30.
Leão superior
As mudanças executadas pelo técnico Léo Condé fizeram efeito. Bem postado desde o primeiro minuto de confronto, o Vitória foi melhor durante todo o primeiro tempo no Nilton Santos, sabendo administrar bem a tentativa de domínio por parte do Botafogo.
E antes dos 10 minutos, mais precisamente aos 9, o meia Matheusinho arrancou pela esquerda, deixando a marcação para trás e cruzou rasteiro achando Alerrandro na área do Alvinegro. O atacante foi atrapalhado pela defesa e mandou pra fora.
A partir daí, a equipe baiana passou a querer mais a partida. Contudo, contou com as fortes interceptações dos donos da casa.
Os mandantes demonstravam dificuldades na transição ofensiva e não ofereceram perigo ao time do técnico Léo Condé.
Antes do apito final o Rubro-negro baiano ainda teve duas chances. Aos 17 minutos, com o volante Willian Oliveira levando a bola na raça até a frente da frente da área do goleiro John. O zagueiro botafoguense Lucas Halter bloqueou o arremate.
Apesar do local perigoso, a segunda oportunidade não apresentou tanto perigo. Após escanteio cobrado por Matheusinho, a zaga do Botafogo para e a bola sobra nos pés de Camutanga, que não domina a bola e cede com facilidade para Patrick de Paula afastar o perigo.
Apesar da leve superioridade do time baiano, o jogo foi bem morno tecnicamente, principalmente a equipe carioca, que utilizou do jogo truncado para parar os ataques do Vitória. Botafogo 0 x 0 Vitória.
Domínio carioca
Se na primeira etapa faltou emoção, a segunda teve de sobra. A tônica do primeiro tempo se manteve no início da partida. Os visitantes se mantiveram melhores do que o time carioca, apesar de um susto aos 6 minutos.
Em avanço pela esquerda, o lateral-esquerdo Cuiabano avistou o goleiro Lucas Arcanjo, do Vitória, adiantado e arriscou de muito longe. A bola foi no gol, mas foi defendida pelo arqueiro rubro-negro.
A resposta do Vitória veio com menos de um minuto, aos 7 da segunda etapa, o meia Matheusinho arrancou pela esquerda e acionou o meio-campista Dudu livre, frente afrente com John, mas escorregou e deixou a bola passar. Inacreditável!
Logo em seguida, no mesmo minuto, o Rubro-negro teve uma nova chance, novamente com Matheusinho pela esquerda, mas o meio-campista preferiu arriscar da intermediária e mandou longe do gol alvinegro.
Após sustos, as equipes procuraram se organizar mais taticamente e as mudanças fizeram efeito, para o Botafogo.
Com a entrada de sangue novo o Alvinegro passou a dominar mais as ações do jogo e sofrer menos com as ligeiras investidas do Vitória. O domínio, por sua vez, não demorou a mostrar resultado efetivo.
Após linda troca de passes pelo meio, Jeffinho deixou o meia Eduardo cara a cara com Lucas Arcanjo e só deslocou o goleiro rubro-negro para abrir o placar aos 19 minutos do segundo tempo. Botafogo 1 x 0 Vitória.
O gol mudou o jogo: o time carioca passou a ter mais confiança e os visitantes ficaram abalados. A situação foi logo sentida e poderia ficar pior. Aos 22 minutos o Botafogo ampliou o placar após cobrança de falta, mas o bandeirinha marcou posição irregular de Junior Santos e invalidou o gol.
O lance, seguido do gol, mexeu positivamente com o time carioca, que passou a ter realmente uma postura de dono da casa. A equipe de Léo Condé, por sua vez, mostrava bastante dificuldade na transição e conclusão de passes. Botafogo 1 x 0 Vitória!
FICHA TÉCNICA
Botafogo 1 x 0 Vitória
Copa do Brasil - terceira fase fase - partida de ida
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Data e horário: Quinta-feira (2), às 19h
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Assistentes: Neuza Ines Back e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa
VAR: Wagner Reawy
Cartões amarelos: Botafogo - Gregore e Danilo Barbosa; Vitória - sem cartão
Escalação do Botafogo: John; Mateo Ponte (Suárez), Lucas Halter, Alexandre Barboza e Cuiabano; Gregore e Patrick de Paula (Danilo Barbosa); Luiz Henrique (Júnior Santos), Jeffinho, Diego Hernández (Oscar Romero) e Eduardo (Savarino). Técnico: Artur Jorge.
Escalação do Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga (Bruno Uvini) e Wagner Leonardo; Willean Lepo (Osvaldo), Willian Oliveira, Dudu, Jean Mota (Janderson) e Patric Calmon; Matheusinho (Léo Naldi) e Alerrandro (Luiz Adriano). Técnico: Léo Condé.