Nomes já carimbados, outros nem tanto e outros saindo do forno da seleção brasileira. Assim ficou dividida a lista de 26 convocados do técnico Tite, revelada na tarde desta segunda-feira, 7. No quadro de atletas que vão disputar a Copa do Mundo pela primeira vez, dois nomes merecem destaques: o zagueiro Bremer, da Juventus, e o atacante Gabriel Martinelli, do Arsenal.
Anunciado em 2016 pelo Brasil, o comandante, de 61 anos, vai para o seu segundo Mundial. Em função da experiência no torneio, a esperança do hexa também está depositada na performance dele, sobretudo acerca de suas escolhas. Para o campeão mundial pelo Corinthians, o defensor, de 25 anos, pedia passagem há algum tempo.
“A carreira do Bremer e seu desempenho em alto nível no Torino e Juventus o chancelaram. Talvez a gente não tenha olhado com a devida atenção já antes. Veio com segurança impressionante. Atleta de alto nível, esta foi a geradora, e a concorrência que ele tem, normal e natural”, analisa Tite.
Entre as posições convocadas, o quadro de atacantes é o que apresenta maior quantidade, com nove no total. Uma das novidades é o atleta, de 21 anos. Com somente quatro anos de futebol profissional, Martinelli está há três no Arsenal, da Inglaterra, e já caiu nas graças de Tite.
“Função do Martinelli de externo, ponta, agressivo, tem sido um dos destaques do Arsenal na primeira colocação da Premier League. Um jogador do lance individual, de transição em velocidade. Foram duas convocações e vem se mantendo em alto nível. Poderiam ser outros convocados e seriam justos, e existem argumentos para outros. São escolhas. Precisamos de jogadores agudos pelo lado, assim que a equipe se montou, se estruturou. Por isso, o Martinell”, explica.
Bremer
Aos 25 anos, Bremer surgiu nas categorias de base do São Paulo entre 2015 e 2016. Porém, ele só foi revelado no profissional com a camisa do Atlético Mineiro, onde ficou de 2017 a 2018.
Ainda na temporada 2018/19, o baiano, natural de Itapitanga, mudou de continente ao ser contratado pelo Torino, onde ficou até 2020/21. Agora, com a camisa da Velha Senhora, está em sua melhor fase da carreira, com um gol marcado em 14 jogos e a primeira convocação para disputar a Copa do Mundo.
🔎 Bremer (25 anos) entre os 287 defensores das últimas duas edições da Serie A (44 jogos):
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) November 7, 2022
1º em ações defensivas (353)
1º em bolas recuperadas (349)
1º em duelos aéreos ganhos (155)
1º em interceptações (125)
4º em cortes (170)
Convocado para a Copa do Mundo! 🇧🇷🔐 pic.twitter.com/Bws0Am76ts
Gabriel Martinelli
Com um holofote próspero para a Europa e reduzido para o Brasil, o atacante rapidamente conquistou o sonho da maioria dos jogadores de ir para um clube da Inglaterra. No seu caso, desde a temporada 2019/20, ele veste a camisa do Arsenal. Mas, foi no Ituano, que Martinelli aflorou e ganhou repercussão.
Em 2019, ele marcou seis gols e deu três assistências em 14 partidas feitas pelo clube do interior paulista. Contrário à trajetória de muitos jogadores, a jovialidade e o talento ultrapassou a necessidade de vestir o manto de um grande time nacional para chegar a um Mundial.
🔎 Gabriel Martinelli (21 anos) é o artilheiro do Arsenal na Premier League 22/23.
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) November 7, 2022
⚔️ 13 jogos
⚽️ 5 gols
🅰️ 2 assists
⏰ 156 mins p/ participar
👟 23 chutes (13 no gol)
🔑 23 passes decisivos
🔄 26 dribles certos (!)
💯 Nota Sofascore 7.18
Convocado para a Copa do Mundo! 🇧🇷👏 pic.twitter.com/xeoAE6jzxn
Estreia da Seleção
Na Copa deste ano, o Brasil estreia no dia 24 de novembro (uma quinta-feira), diante da Sérvia, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Lusail. Além dessas duas equipes, o grupo G tem Sérvia, Suíça e Camarões.