Em mais um round entre as duas equipes no espaço de três dias, Bahia e Grêmio voltam a se enfrentar nesta terça-feira (4), pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil, a partir das 21h, na Arena Fonte Nova. Em má fase no Campeonato Brasileiro, o Tricolor baiano se apega aos bons números no torneio nacional desta temporada, onde ainda está invicto, para conquistar a classificação para a semifinal pela primeira vez na história do clube.
No primeiro embate entre os tricolores, pela Série A, o gaúcho levou a melhor e venceu por 2 a 1, no fim de semana. Agora, a competição é outra e o Esquadrão espera que o resultado também, assim como na fase anterior, quando a equipe de Renato Paiva perdeu para o Santos no Brasileirão, mas eliminou os paulistas na Copa do Brasil.
A gente vem se cobrando bastante, por conta dessa quantidade de gols sofridos. Gols infantis
Kanu, zagueiro do Bahia
Referência no sistema defensivo e capitão do Bahia, o zagueiro Kanu espera que os atletas entrem concentrados para não cometerem os vacilos de sempre. “A única forma de melhorar isso é o trabalho. É o que a gente vem fazendo dia a dia. Enquanto a Copa, a gente está invicto. A gente vem num bom momento. Vamos fazer uma grande partida, levar um bom resultado para o Sul. E, se Deus quiser, conquistar a classificação”, projetou o jogador em coletiva ontem na Cidade Tricolor.
Segundo o xerife do Bahia, a cobrança tem sido constante entre os atletas para que haja uma melhora o mais rápido possível já no confronto desta noite. “O que a gente pode falar desses dois últimos jogos (contra Fluminense e o próprio Grêmio) é que faltou um pouco de maturidade na nossa equipe. Isso foi cobrado internamente, sobre a nossa postura dentro de campo, sobre o que a gente pode fazer em relação a esses gols sofridos, a essa entrada de campo, até o fim do jogo, num tom abaixo, onde a gente precisa estar mais concentrado. A gente vem se cobrando, a gente vem falando. E precisa melhorar urgentemente. Mas nada muda o respeito que tenho pelos meus companheiros, pelo que vejo aqui, pelo que a gente vem implantando”, garantiu.
Em meio à cobrança por parte da torcida para que a diretoria contrate novos atletas, Kanu ressaltou que confia no atual elenco e no treinador para reverter o cenário. “Momento difícil que estamos passando. Mas não podemos achar que está tudo errado. Temos grandes jogadores aqui. Temos um grande treinador. O processo já não é tão válido quando se fala que já se foi metade da temporada. Mas também não podemos esquecer disso”, finalizou o zagueiro.
Esquadrão cheio de problemas
Problemas para escalar o time não têm sido novidades para o mister tricolor. Nesta terça, contra os gaúchos, Paiva não poderá contar com Thaciano e Vinícius Mingotti, que foram titulares na rodada anterior no Brasileirão, mas já atuaram por outras equipes no torneio. Quem também não deve estar em campo é o meia Daniel, que está acertando os últimos detalhes para se transferir para o Fluminense. O jogador até já se despediu dos companheiros e aguarda o acerto.
No treino de ontem, no CT Evaristo de Macedo, o Bahia concluiu a preparação para o embate de hoje. O técnco orientou um tático e em seguida relacionou os atletas para o duelo. Em recuperação de lesões, Matheus Bahia e Yago participaram das atividades com o restante do elenco e também fizeram exercícios específicos.
Imortal completo tem reforço
Do lado do Grêmio, a sefunda-feira (3) também foi de muito trabalho em Salvador. O Tricolor gaúcho realizou os últimos ajustes na Toca do Leão e está pronto para mais um desafio contra o Bahia. Assim como aconteceu no Campeonato Brasileiro, o técnico Renato Gaúcho terá força máxima em campo, incluindo o atacante Luis Suárez, que sofre com dores no joelho e corre risco de ter que fazer cirurgia. Um dos pilares da defesa gaúcha, o zagueiro Bruno Alves teve o novo contrato publicado no BID da CBF e é presença garantida na zaga do Imortal nesta noite.
Em meio à maratona de jogos, cansaço não será problema para a equipe do Sul, pelo menos é o que garante o treinador. “Se tiver desgaste de um lado, vai ter do outro. Na terça vamos medir força também”, afirmou Renato Gaúcho.
FICHA TÉCNICA
Bahia x Grêmio - Jogo de dia das quartas de final da Coap do Brasil
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA);
Dia e hora: Terça (04/07), às 21h;
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC);
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP);
PROVÁVEL ESCALAÇÃO
Bahia Marcos Felipe; Cicinho, Kanu, Vitor Hugo e Ryan; Rezende, Acevedo, Cauly e Ademir (Mugni); Kayky e Everaldo. Técnico: Renato Paiva.
Grêmio Gabriel Grando; Bruno Alves, Bruno Uvini e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Carballo e Reinaldo; Bitello, Cristaldo e Luis Suaréz. Técnico: Renato Gaúcho.
*Sob a supervisão do editor Léo Santana