
Líder do Grupo F na Libertadores, o Bahia tem um difícil confronto contra o Atlético Nacional, um dos maiores clubes da Colômbia e América do Sul, nesta quarta-feira (14), às 19h, no estádio Atanasio Girardot, em Medellín.
Apesar do triunfo no primeiro jogo por 1 a 0, o Tricolor deve ficar de olho no duelo. O Atlético é líder do Campeonato Colombiano com 35 pontos em 18 partidas jogadas. Além disso, tem o perigoso meia Edwin Cardona, que apesar de não ter feito gols na 'Liberta', já deixou oito bolas na rede na liga da Colômbia.
História
O passado do 'Los Verdolagas', como é chamado carinhosamente pela torcida, é de muita expressão. Campeão da Copa Libertadores duas vezes, é também o maior campeão do Campeonato Colombiano, com 18 títulos, e sete copas nacionais.
A última grande participação na Libertadores foi em 2016, quando se consagrou campeão da competição em cima do Independiente del Valle. Durante a campanha os colombianos eliminaram o São Paulo na semifinal.
Relação com o Brasil
Apesar de não ter sido por um motivo feliz, as relações do Atlético Nacional com o Brasil se estreitou em 2016. Na época, o avião que levava a Chapecoense à Colômbia, para jogador a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético, caiu devido à falta de combustível. Setenta e uma pessoas morreram no acidente.
O clube colombiano preparou uma linda homenagem para os familiares das vítimas e para os brasileiros abalados com a situação. Além disso, abriu mão do título.