
Em meio a tantos debates e discussões acerca do novo papa, o Massa! preparou uma lista com os times para os quais torciam os últimos santos padres, provando que a fé e o futebol andam juntos.
Leia Também:
Papa Francisco
O argentino era apaixonado pelo campeão da Libertadores de 2014, o San Lorenzo, do seu país natal. Ele, inclusive, era sócio-torcedor da agremiação. O líder da Igreja Católica, no período de 2013 a 2025, ao ser questionado se preferia Maradona ou Messi, disse que "prefiro um terceiro Pelé". Em 2014, Francisco liderou uma iniciativa que culminou em uma partida inter-religiosa em prol da paz, no Estádio Olímpico de Roma.
Bento XVI
Exerceu o sacerdócio máximo no período de 2005 a 2013 e também gostava de futebol. O alemão torcia para o Bayern de Munique, clube da região onde nasceu. Apesar de ser mais discreto e não demonstrar seus gostos pessoais, Bento gostava bastante de esportes. Ele tornou-se sócio honorário do clube bávaro, de acordo com o jornal italiano Gazzetta Dello Sport.
Em 1985, quando ainda estava à frente da Igreja de Munique, o alemão escreveu um artigo “O jogo e a vida: sobre o Campeonato Mundial de Futebol”. Na pesquisa, ele analisou os motivos que fez o esporte atrair tantos fãs.
João Paulo II
O papa polonês, que esteve à frente da Igreja entre 1978 a 2002, torcia para o Cracovia, da Polônia. Ele definiu o futebol “como uma ginástica do corpo e do espírito, um treino para as relações sociais fundadas no respeito pelos outros e pela própria pessoa, e um elemento de coesão social, que favorece ainda relações amistosas no campo internacional”, em um discurso para jogadores do Milan, em 1979.
Além disso, era um atleta. Praticou diversos esportes, como canoagem, natação, esqui e montanhismo. Em visita ao Brasil, em 1980, o então papa recebeu uma camisa do Fluminense.
Clube dos últimos papas:
Francisco - San Lorenzo (ARG)
Bento XVI - Bayern de Munique (ALE)
João Paulo II - Cracovia (POL)
João Paulo - Não há informação
Pablo VI - Lazio (ITA)
João XXIII - Atalanta (ITA)
Pío XI - Inter de Milão (ITA)