31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

e vai rolar a festa! - 14/11/2023, 21:06 - Bruno Dias- Atualizado em 14/11/2023, 21:26

Comemora nação! Vitória conquista o título de campeão desta Série B

Com o empate do Criciúma sobre o Guarani (1 a 1), o Rubro-Negro conquista título de campeão da segunda divisão nacional nesta terça (14)

Rubro-Negro baiano é o grande campeão desta Série B de 2023
Rubro-Negro baiano é o grande campeão desta Série B de 2023 |  Foto: Victor Ferreira / EC Vitoria

Comemora nação! Após muita espera, o Vitória é o grande campeão brasileiro da Série B deste ano de 2023. O empate entre Criciúma e Guarani (1 a 1) na noite desta terça-feira (14), decretou matematicamente o título de forma antecipada da segunda divisão nacional do Rubro-Negro baiano, que possui oito pontos de vantagem para a equipe catarinense e não pode mais ser ultrapassado na competição.

Com a conquista decretada, o Leão da Barra agora entra em campo, no próximo sábado (18), para enfrentar o Sport já como vencedor do Campeonato, podendo fazer a festa ao lado de todos os torcedores no Barradão, em Salvador, independente do resultado obtido. Além de também embolsar a bolada de R$ 2,5 milhões em premiação.

Outro ponto positivo foi a classificação direta para a terceira fase da Copa do Brasil da temporada que vem. O Leão poderia ficar de fora do campeonato, por consequência de cair na primeira fase do Baianão deste ano, mas com a conquista, garantiu a vaga no torneio nacional de 2024.

Esta é a primeira vez na história do clube em que conquista um título em âmbito nacional, mesmo que da segunda divisão, dando um gosto especial no grito de ‘é campeão’ de todos que sempre aguardaram por este momento. Agora, o time baiano sobe para a elite do futebol brasileiro com moral e confiante para brilhar na temporada que vem.

De rebaixado até a glória

Acumulando rebaixamentos desde 2018, quando caiu da Série A, o Vitória passou por momentos sombrios e conturbados, devido a problemas políticos e má gestão, chegando até mesmo a figurar na zona de rebaixamento da Série C e ser eliminado de forma precoce em outras competições nos últimos anos, como o Baianão, Copa do Nordeste e Copa do Brasil.

Porém, a fase ruim não abalou o clube, que ergueu a cabeça, batalhou duro, recebeu todo o apoio da torcida e conseguiu dar a volta por cima, saindo da Série C em 2022 e fazendo uma campanha de excelência na Série B deste ano, emplacando o segundo acesso seguido, retornando à primeira divisão nacional, após cinco anos afastado, no último domingo (12).

Torcedores do Vitória fizeram a festa do aeroporto de Salvador com a chegada dos jogadores
Torcedores do Vitória fizeram a festa do aeroporto de Salvador com a chegada dos jogadores | Foto: Victor Ferreira / EC Vitoria

Mas não parou por aí, e à medida que o campeonato foi passando, a empolgação e ambição dos jogadores e torcedores para conseguir conquistar o título também foi aumentando. A cada vitória e combinação de resultados positivos, o foco de Léo Condé e os jogadores só crescia.

Foi então que, nesta terça-feira (14), com o empate entre Criciúma e Guarani, a equipe conquistou o tão sonhado e esperado título inédito de campeão brasileiro desta Série B, fazendo a festa dos torcedores Rubro-Negros, que prometem lotar o estádio e 'fazer a festa' na próxima partida, contra o Sport.

exclamção leia também