Em uma partida eletrizante com direito a expulsão do zagueiro Camutanga ainda no primeiro tempo, o Vitória segurou na raça o empate em 0 a 0 com o Atlético-GO, na noite deste domingo (27), no estádio Antônio Accioly. Como atuou boa parte do jogo com um jogador a menos, o Leão conquistou um ponto importante fora de casa e continua na liderança da Série B do Brasileirão, agora com 48 pontos.
Quem teve a primeira chance de balançar as redes na partida em Goiânia foi o Atlético-GO, com o volante Baralhas. Ele cobrou falta na área, mas Lucas Arcanjo foi seguro na defesa. Depois desse lance, as equipes não conseguiram sair do meio de campo, atacaram pouco e exploraram troca de passes, sem lances criativos. Aos 23, o zagueiro do Leão, Wagner Leonardo, teve boa chance e chutou por cima da trave.
Um minuto depois, o embate no estádio Antônio Accioly mudou totalmente por causa da expulsão do zagueiro Camutanga. Numa disputa de bola com Gustavo Coutinho, o defensor do Leão segurou o atleta adversário e levou vermelho de imediato. A decisão do árbitro gerou indignação no elenco do Vitória, que foi questionar a atitude do juiz. Apesar das reclamações, o árbitro manteve o cartão e o zagueiro saiu de campo.
Devido ao ocorrido, Léo Condé tirou João Victor do banco e optou pela saída do atacante Léo Gamalho. A partida foi retomada aos 28 minutos e o clima continuou quente. Logo no reinício, Dudu e Iury Castilho levaram cartões amarelos e, mais uma vez, a atitude do árbitro deixou os jogadores do Vitória revoltados.
Depois desses lances polêmicos, o Leão reagiu mais à partida, passou a finalizar e chegar perto de balançar as redes. Aos 35, João Victor mandou uma bola na trave depois da cobrança de escanteio de Thiago Lopes.
Já nos minutos iniciais da segunda etapa, o time mandante seguiu aproveitando a vantagem de ter um jogador a mais e ficou com mais posse de bola. Em apenas um lance, o Leão encontrou três chances para abrir o placar. A primeira foi com uma falta rasteira cobrada por Zeca no canto direito, onde Ronaldo se jogou e impediu o gol. No rebote, Wagner Leonardo tentou mandar para o fundo das redes e, mais uma vez, o goleiro do Dragão apareceu. Por último, João Victor pegou outro rebote e finalizou para mais uma boa defesa do arqueiro rubro-negro goiano.
A última chance clara do Leão foi aos 42 minutos com Mateus Gonçalves. O atacante puxou um contra-ataque e chutou pelo lado direito, mas a bola saiu raspando a trave. No finalzinho do segundo tempo, o Atlético-GO ainda encontrou algumas faltas a favor, mas Lucas Arcanjo brilhou em mais uma partida e ajudou o Rubro-Negro a segurar o placar.
O próximo duelo do Leão pela Série B será na sexta-feira (1º), às 19h15, contra o Mirassol, no estádio Barradão.
FICHA TÉCNICA
Atlético-GO 0 x 0 Vitória
Série B - 25ª rodada
Local: Antônio Accioly, em Goiânia (GO)
Data: 27/08/2023 (sexta-feira)
Horário: 18h
Árbitro: André Luiz Skettino (MG)
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Augusto Magno de Ramos (ambos de MG)
Quarto árbitro: Jean Carlos da Silva Narciso (GO)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Cartões amarelos: Airton (Atlético-GO) / Dudu, Iury Castilho, Mateus Gonçalves e Marco Antônio (Vitória)
Cartão vermelho: Camutanga (Vitória)
Atlético-GO: Ronaldo; Bruno Tubarão, Luiz Felipe, Heron (Alix) e Lucas Esteves (Rhaldney); Matheus Sales (Airton), Dodô (Matheus Peixoto), Gabriel Baralhas e Shaylon; Luiz Fernando (Kelvin) e Gustavo Coutinho. Técnico: Jair Ventura.
Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Felipe Vieira; Dudu (Marco Antônio), Matheus Trindade e Thiago Lopes (Mateus Gonçalves); Iury Castilho (Osvaldo), Léo Gamalho (João Victor) e Matheusinho (Zé Hugo). Técnico: Léo Condé.