Um time, duas caras. Assim foi a atuação do Vitória no empate por 1 a 1, neste sábado (27), contra o Avaí, no estádio Ressacada, em Santa Catarina, na partida válida pela 9ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado foi suficiente para manter o Leão baiano, momentaneamente, na liderança da competição, agora com 19 pontos somados.
Com um domínio quase que total nos primeiros 45 minutos, o Vitória saiu na frente do placar com um golaço de Wellington Nem, que ainda chegou a acertar o travessão. Mas não ter matado a partida no primeiro tempo, quando foi soberano, custou caro.
O Avaí voltou mais ofensivo na segunda etapa, controlou as ações e conseguiu o empate com Waguininho.
O Rubro-Negro pode cair até duas casas ao final dessa rodada. Para isso, o Criciúma precisa derrotar o Mirassol e o Vila Nova bater a Ponte Preta. As duas equipes têm 17 pontos e, em caso de vitória, chegarão aos 20 pontos.
O Vitória agora terá praticamente a semana inteira livre até o próximo confronto, contra o Ituano, na próxima sexta-feira (2), às 21h30, no Barradão. Já o Avaí entra em campo um dia depois, sábado (3), quando visita o Juventude, às 16h, no estádio Alfredo Jaconi.
Leão superior
O Vitória foi para Santa Catarina decidido a sair com os três pontos. Num 3-4-3 na fase ofensiva, com João Victor entre Camutanga e Wagner Leonardo no trio de zaga, e com Rodrigo Andrade e Marco Antônio alinhados à frente, o Leão montou um forte esquema de marcação. Na frente, Wellington, Rafinha e Tréllez foram os responsáveis por incomodar a defesa rival.
A partida começou meio truncada, com muito perde e ganha e as duas equipes tentando se encontrar dentro de campo. O primeiro lance de perigo só veio ocorrer aos 18 minutos de jogo. E foi justamente para tirar o zero do placar da Ressacada.
O goleiro Ygor Vinhas, do Avaí, errou o passe na saída de bola. Wellington Nem ficou com a bola e tabelou com Tréllez antes de dominar e chutar, com muita categoria, no ângulo esquerdo do goleiro. O primeiro dele pelo Leão.
Pouco tempo depois, aos 13 minutos, Wellington quase faz outro golaço. O atacante acertou o travessão.
E só dava Vitória. Aos 36, o lateral direito Railan, que começou o duelo no lugar do capitão Zeca, chegou bem pelo lado direito, invadiu a área e chutou para o gol. A bola desviou e saiu em escanteio.
O único lance de perigo do time catarinense só veio na parte final, quando Lucas Arcanjo salvou o Rubro-Negro após chute de Rafael Gava.
Avaí equilibra
As duas equipes voltaram do intervalo com mudanças. No Vitória, Lucas Arcanjo saiu de campo com uma entorse no tornozelo, e Railan teve um mal-estar. Enquanto o Avaí fez uma mudança para dar mais ofensividade. Tirou o volante Xavier e colocou o atacante Júlio César.
Mais ofensivo, o Leão da Ilha foi com tudo pra cima em busca do empate. E levou susto ao gol de Dalton logo aos 14 minutos. Após cobrança de falta de Rafael Gava, Dalton sai todo errado do gol e Roberto, de cabeça, mandou por cima.
E o Avaí seguiu em cima, apertando o Leão baiano. Aos 38 minutos, Natanael faz bom cruzamento do lado esquerdo, e Waguininho testou da entrada da área, no canto esquerdo de Dalton, sem chances pro goleiro rubro-negro: 1x1.
FICHA TÉCNICA
Avaí 1x1 Vitória
Série B - 9ª rodada
Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 27/05/2023 (sábado)
Horário: 17h30
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Renan Aguiar da Costa (CE) e Anne Kesy Gomes de Sá (AM)
Quarto árbitro: Célio Amorim (SC)
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)
Cartões amarelos: Xavier, Natanael, Eduardo, Júlio César (Avaí) / Marco Antônio (Vitória)
Gols: Wellington Nem (Vitória) / Waguininho (Avaí)
Avaí: Ygor Vinhas; Thales (Igor Dutra), Alan Costa, Roberto e Natanael; Xavier (Júlio César), Rafael Gava e Eduardo; Dentinho (Felipinho), Vitinho (Waguininho) e Gustavo (Modesto). Técnico: Gustavo Morínigo.
Vitória: Lucas Arcanjo (Dalton); Railan (Zeca), João Victor, Camutanga, Wagner Leonardo e Marcelo; Marco Antônio, Rodrigo Andrade (Léo Gomes) e Wellington Nem (Welder); Rafinha (Thiago Lopes) e Tréllez. Técnico: Léo Condé.