24º Salvador, Bahia
previsao diaria
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Clima de Copa - 15/11/2022, 10:59 - Daniel Farias - Atualizado em 15/11/2022, 11:18

Com muitas opções, Tite tem difícil missão de definir ataque titular

Técnico tem leque de possibilidades de time para usar no Mundia do Qatar

Tite tem um poderoso arsenal de atacantes
Tite tem um poderoso arsenal de atacantes |  Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Por Daniel Farias

O técnico Tite e os 26 jogadores que formam a Seleção Brasileira já estão juntos desde esta segunda-feira, 14. O ponto de encontro, a cidade de Turim, na Itália, onde a seleção finaliza a preparação para a Copa do Mundo do Qatar no Centro de Treinamento do Juventus. Ao longo do dia, os atletas foram chegando no hotel que irão ficar hospedados até o próximo sábado, quando seguem para Doha, no Qatar.

Com exceção de Neymar e Marquinhos, que embarcaram de Paris e chegaram atrasados por conta de problemas no voo, a equipe fez o primeiro treino desta segunda, às 12h, horário da Bahia. O clima descontraído marcou o reencontro. Alguns jogadores, como Thiago Silva e Richarlison, fizeram fotos, deram autógrafos e falaram com os torcedores que aguardavam e celebravam a chegada dos atletas do lado de fora do hotel.

As atividades comandadas por Tite começaram logo após a acomodação dos jogadores no J Hotel, que faz parte da estrutura da Juventus. Nesse primeiro treino, 14 atletas fizeram trabalho no campo. Os três goleiros, Alisson, Ederson e Weverton, além de Antony, Daniel Alves, Alex Sandro, Pedro, Raphinha, Alex Telles, Éder Militão, Éverton Ribeiro, Fred, Rodrygo e Vinicius Júnior.

Defesa e ataque

Eles realizaram um treino tático. Os defensores se revezavam na marcação e nos combates individuais, como no corte de cruzamentos. Éder Militão, por exemplo, atuou tanto mais centralizado, como pela direita - o que indica que o zagueiro pode ser um eventual substituto de Danilo, que é o titular, e também uma alternativa a Daniel Alves. O lateral esquerdo Alex Sandro também treinou em uma formação com três zagueiros.

No setor ofensivo, Vinicius Júnior, Raphinha, Rodrygo, Everton Ribeiro, Pedro e Fred treinaram finalização. Produziram lances bonitos, como um gol de letra de Pedro e um chute de Vinicius no canto e que deslocou o goleiro. No treino, Tite pediu em alguns momentos para o volante Fred avançar mais e para Raphinha fazer cruzamentos na linha de fundo.

O técnico poupou da atividade mais forte os jogadores que atuaram na Premier League no final de semana, a exemplo de Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli, Casemiro e Richarlison. Fizeram trabalho regenerativo na academia, na parte interna do Centro de Treinamento. Em seguida, os demais atletas juntaram-se a eles na academia.

O atacante Antony, que se recuperou de lesão muscular apenas recentemente, saiu mais cedo do treino, logo depois do aquecimento, para fazer fisioterapia, o que, por enquanto, não tem gerado preocupação na comissão técnica. Já o zagueiro Marquinhos sentiu desconforto muscular antes da última partida do PSG e Auxerre e não participou da goleada por 5 a 0 da sua equipe.

Na programação da Seleção Brasileira estão estabelecidos nove treinos antes da estreia contra a Sérvia no dia 24 de novembro, às 16h, no Estádio de Lusail. Com esse primeiro, o Brasil dá início, de fato, à preparação rumo ao tão sonhado hexa no Qatar. Por enquanto, o clima é bom, de confiança e trabalho para a equipe chegar 100% no primeiro desafio na semana que vem.

exclamção leia também