
Apesar de ter tido uma atuação abaixo, o Vitória foi salvo pelo golaço de Daniel Jr. nos acréscimos e empatou em 1 a 1 com o Náutico, na noite desta quarta-feira (21), no Barradão, pela 4ª rodada da Copa do Nordeste. Embora o resultado e desempenho da equipe não tenha sido dos melhores, o empate evitou males maiores e manteve a invencibilidade do Leão na Toca, que vem desde junho de 2023, chegando a 18 partidas.
Por outro lado, o Rubro-Negro foi ao segundo jogo seguido sem vitória no Nordestão e está fora da zona de classificação do Grupo A, na 5ª colocação, com cinco pontos. O time volta a campo no próximo domingo (25), para encarar o Atlético de Alagoinhas, novamente no Barradão, pela 8ª rodada do Campeonato Baiano.
Durante os 10 primeiros minutos de jogo, o Vitória encontrou muita dificuldade para chegar ao ataque e manter a posse de bola. O Náutico esteve bem compactado e conseguia recuperar a bola com facilidade, mas sem levar real perigo.
Depois de alguns minutos, o Leão assumiu as rédeas da partida, passando a ocupar o campo de ataque e rondar a área adversária. Porém, a equipe não conseguia converter a posse de bola em finalizações.
A primeira boa chance do Rubro-Negro baiano só veio aos 30 minutos. Após boa trama ofensiva, Osvaldo deixou Dudu de cara para o gol, na entrada da grande área, mas o camisa 21 acabou chutando em cima da marcação.

Pouco tempo depois, aos 35, Matheusinho acertou a única outra finalização do Leão na etapa inicial da partida. O meia aproveitou sobra de escanteio e pegou de primeira com perigo. Esse foi o último lance de destaque de um truncado duelo, que teve mais cartões amarelos (1 do Vitória e 3 do Náutico), do que chutes ao gol.
Na volta do intervalo, o Vitória parecia que estava dormindo e sofreu um gol do Náutico logo no primeiro lance da etapa final. Após cruzamento de Arnaldo, Evandro subiu sozinho, nas costas de Camutanga, e raspou a bola de cabeça, fazendo ela morrer no cantinho da rede do Leão.
Depois do gol, o Vitória não perdeu tempo e partiu para cima em busca da reação. Entretanto, mesmo tendo uma posse de bola esmagadora, o time batia na retranca adversária e não tinha volume ofensivo.
A equipe baiana só foi conseguir finalizar na segunda etapa aos 24 minutos. Dudu achou grande bola enfiada para Osvaldo, que chutou forte, à meia altura, para boa defesa de Vágner. Instantes depois, o empate quase veio em uma lambança da zaga pernambucana, que quase marcou contra após escanteio, mas conseguiu fazer o corte em cima da linha.
Com a reta final se aproximando, o Náutico se fechou ainda mais, dificultando a criação do Vitória, que só arriscava o chuveirinho na área e chutes de longe. Porém, aos 48 minutos, quando a derrota e o fim da invencibilidade no Barradão já pareciam certos, Daniel Jr. pegou sobra de cruzamento e, de muito longe, botou a bola na gaveta, deixando tudo igual praticamente no último lance do jogo em Salvador para a alegria da torcida rubro-negra.
FICHA TÉCNICA
Vitória 1x1 Náutico
Copa do Nordeste - 4ª rodada
Local: Barradão
Data: 21/02/2024 (quarta-feira)
Horário: 19h
Árbitro: Luciano da Silva Miranda Filho
Assistentes: Renan Aguiar da Costa e Fernando da Silva Sousa
Cartões amarelos: Osvaldo e Dudu (Vitória), Kauan, Marco Antônio, Matheus Santos (Náutico)
Gols: Evandro aos 45 segundos e Daniel Júnior aos 49 minutos do 2° tempo
Vitória: Muriel; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Lucas Esteves (Zé Hugo); Dudu (Caio Vinícius), Willian Oliveira (Rodrigo Andrade) e Matheusinho; Osvaldo (Luan), Mateus Gonçalves (Daniel Júnior) e Alerrandro. Técnico: Léo Condé.
Náutico: Vagner; Arnaldo (Luan), Joécio, Matheus Santos e Diego Matos; Lorran (Marcos Júnior), Marco Antônio e Patrick Allan (Rafael Vaz); Evandro (Paulo Sérgio), Kauan e Fernandinho (Danilo Belão). Técnico: Allan Aal.
*Sob a supervisão do editor Léo Santana