O Bahia venceu o Botafogo, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (7), na Arena Fonte Nova, e carimbou a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil. O gol foi marcado pelo atacante Lucho Rodriguez, a contratação mais cara feita por um time nordestino.
Com a classificação, o Esquadrão embolsa R$ 4 milhões. Além disso, o time baiano encerra uma sequência de seis jogos sem vencer, o que balançou o clima entre a torcida e o elenco.
O próximo duelo do Bahia é pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Vitória, às 16h, no domingo (11), na Arena Fonte Nova. O Botafogo, por sua vez, visita o Juventude, pela mesma competição, às 11h.
A partida
A primeira etapa do confronto foi equilibrada, apesar do Botafogo ter demonstrado mais organização defensiva e ofensiva. Por mais que não tenha tido nenhuma subida espetacular ao ataque, o Bahia conseguiu trocar alguns passes e estudou avanços, mas não teve efetividade. O volante Gregore, do Alvinegro, foi expulso aos 48 minutos, por mão no rosto do lateral Santi Arias, do Esquadrão. O lance gerou dúvida.
Com um a menos durante toda segunda etapa, o Botafogo ficou armado para subir nos contra-ataques com muita velocidade, e conseguiu. Em um dos erros de passe no meio campo do Bahia, o time carioca subiu com qualidade e balançou a rede, mas a arbitragem assinalou impedimento e anulou o gol.
Ao longo do tempo, o técnico Rogério Ceni foi deixando o Tricolor de Aço mais ofensivo, pressionando o Botafogo em seu campo de defesa. A insistência valeu a pena. Aos 41 minutos, o jovem atacante Lucho Rodriguez recebeu de Everton Ribeiro e chutou cruzado para garantir o triunfo. Festa na Fonte.
Ficha técnica
Bahia 1 x 0 Botafogo
Copa do Brasil - Oitavas de final - 2º jogo
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data e horário: Quarta-feira (7), às 19h
Público: 36.812 pessoas
Renda: R$ 1.202.669,50
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Michel Stanislau (RS)
VAR: André da Silva Bittencourt (RS)
Cartão amarelo: Bahia - E. Ribeiro, Lucho Rodriguez, Caio Alexandre; Botafogo - Thiago Almada, Barboza e Bastos
Cartão vermelho: Bahia - Rafael Ratão; Botafogo - Gregore
Escalação do Bahia: Marcos Felipe; Santi Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Juba; Caio Alexandre (De Pena), Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly (Biel); Thaciano (Thaciano)e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.
Escalação do Botafogo: John; Mateo Ponte, Bastos, Alexander Barboza e Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas (Allan), Luiz Henrique (Carlos Alberto); Savarino (Tchê Tchê), Thiago Almada (Danilo Barbosa) e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.