A estreia do Vitória na temporada 2023 nesta quinta (5) não foi uma das melhores, mas, apesar de todo sufoco que passou contra o Cordino-MA, o Rubro-Negro venceu por 2 a 1, no estádio Barradão. Com o resultado, o Leão avançou para a segunda rodada da fase classificatória da Copa do Nordeste.
O próximo adversário do Leão será o Jacuipense, num duelo em que as duas equipes vão brigar por uma vaga na fase de grupos, no domingo (8), às 16h, novamente em Salvador.
O torcedor que compareceu ao Barradão na noite desta quinta (5) pôde assistir de perto as dificuldades que o Vitória enfrentou diante de um adversário que estava há nove meses sem participar de uma competição. O embate foi marcado por dois gols contras, um para cada lado, e um a favor marcado por Rodrigo Andrade para o Leão.
O jogo
Logo quando o juiz Rodrigo Pereira deu apito inicial foi possível perceber o quanto o elenco rubro-negro ainda precisa melhorar. Apesar de ter dominado o jogo, o Vitória, por muito tempo, não conseguia invadir a defesa montada pelo Cordino. O Rubro-Negro tinha a posse de bola, mas as finalizações ao gol eram poucas, com muitas falhas e sem qualidade.
Aos 14 minutos, o Leão aproveitou o domínio da partida e marcou o seu primeiro gol em 2023. O volante Rodrigo Andrade recebeu um belo cruzamento do lateral Railan e mandou para o fundo das redes do goleiro Dida.
Mas a festa da torcida rubro-negra não durou muito tempo. Um minuto após o camisa 8 abrir o placar em Salvador, o zagueiro Camutanga, recém-contratado pelo Vitória, ao tentar cortar a bola que surgiu de um cruzamento próximo à área de Dalton, fez um gol contra.
Ainda na primeira etapa, o time de Burse até que encontrou chances de balançar as redes novamente, mas as falhas nas finalizações persistiam e o Rubro-Negro não conseguiu ampliar o placar.
Na volta do intervalo, João Burse retornou com modificação: João Pedro foi substituído por Rafinha na tentativa de deixar o time mais agressivo. E até que funcionou. Com a entrada do camisa 18, o time deu uma acordada e o goleiro Dida precisou trabalhar um pouco mais as suas defesas.
Aos 32 minutos, Burse fez a segunda alteração da partida colocando o meia Diego Torres no banco e dando chance para o atacante Wanderson. Mas mesmo com as substituições, o embate seguiu duro para os mandantes que não conseguiram ampliar o placar por incompetência própria.
Contudo, para a alegria dos rubro-negros, aos 50 minutos do segundo tempo, os ventos sopraram a favor do Vitória. Após um cruzamento de Alisson Santos, o zagueiro Keven tentou fazer um corte e marcou gol contra, dando a vitória do duelo ao Leão.
A partir daí, o desespero bateu no Cordino e, no fim, o goleiro Dida, que já tinha levado amarelo, foi expulso depois de empurrar o atacante Tréllez, em um momento que o jogo estava parado. Com a saída do defensor, Ulisses assumiu o gol do time maranhense no fim do jogo.
O apito final, seguido de alívio para a torcida rubro-negra veio poucos minutos depois e, finalmente, depois de mais de 90 minutos de luta, o Vitória conseguiu a classificação que precisava para seguir para a próxima fase do Nordestão.