O Bahia perdeu para o Palmeiras por 1 a 0 na noite deste sábado (28), pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque. Lutando para não cair, Rogério Ceni poupou jogadores diante da equipe paulista, visando a próxima partida da competição contra o Fluminense. O único gol da partida foi marcado pelo meia Raphael Veiga.
Por quase toda a partida o Verdão dominou o confronto, fazendo o time tricolor correr atrás da bola, já que o Esquadrão adotou a marcação alta nos primeiros 15 minutos. Após a tentativa de conter os donos da casa, o Bahia baixou as linhas e permitiu pressão palmeirense, que custou o gol de Veiga.
Com a derrota, o Tricolor de Aço permaneceu com 34 pontos, apenas três de diferença do primeiro na zona de rebaixamento, o Goiás. Já o Palmeiras, na luta pelo G4 e sonhando com o título, diminuiu para apenas 6 pontos a distância para o líder Botafogo.
O próximo confronto do Esquadrão é contra o Fluminense, na Arena Fonte Nova, na terça-feira (31), pela rodada 31 do Brasileirão, às 19h. Já o time paulista, visita o líder Botafogo, no Rio de Janeiro, confronto direto pelo título da competição, às 21h30 de quarta-feira (2/11).
Primeiro etapa apática do Baêa
Com o objetivo de conter a saída de bola palmeirense, a equipe tricolor marcou em linha alta seu adversário, mas não durou bastante. Os visitantes cansaram e tiveram que conviver com constante pressão do Palmeiras após os primeiros 15 minutos. Antes disso, a primeira chegada do Porco foi aos 11 minutos, com Breno Lopes.
Apesar de ter conseguido segurar bastante, era nítido que o gol dos donos da casa sairia uma hora ou outra, foi o que aconteceu. Aos 33 minutos, a jovem estrela Endrick recebeu em profundidade, foi interrompido com falta e a bola sobrou nos pés de Raphael Veiga, que não teve perdão: na entrada da área finalizou com frieza no canto do goleiro Marcos Felipe, abrindo o placar para o Palmeiras. Palmeiras 1 x 0 Bahia.
Depois do gol o cenário se manteve o mesmo, Palmeiras em cima do Bahia exercendo forte pressão, mas não conseguiu converter em mais um gol.
Segundo tempo verde
Desde o primeiro minuto o Porco ameaçou o Bahia, com Endrick, de novo, mas a bola não entrou, apesar de ter passado perto. Aos 17 minutos o Palmeiras chegou a assustar a meta do goleiro Marcos Felipe, que defendeu a cabeçada de Murilo após bela cobrança de escanteio do meia Raphael Veiga.
O Bahia até tentou sair da pressão do Palmeiras usando a velocidade de Biel, que entrou na segunda etapa da partida, mas não conseguiu. O Palmeiras continuou atacando e só não ampliou o placar por causa da grande partida do goleiro do Bahia, que estava inspirado na noite deste sábado (28).
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro - 30ª rodada
Palmeiras x Bahia
Data e horário: sábado (28/11), às 19h
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
Cartão amarelo: Kanu (Bahia), Everaldo (Bahia), Fabinho (Palmeiras)
Cartão vermelho: Nicolás Acevedo (Bahia)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA/RJ) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Wagner Reway (VAR-FIFA/PB)
Escalação do Palmeiras: Weverton; Mayke (Marcos Rocha), Gustavo Gómez, Luan, Murilo, Piquerez; Fabinho (Jailson), Richard Ríos; Raphael Veiga (Artur), Breno Lopes (Rony) e Endrick (Luis Guilherme). Técnico: Abel Ferreira
Escalação do Bahia: Marcos Felipe; Gabriel Xavier, Kanu e Raul Gustavo (Diego Rosa); Cicinho, Acevedo, Rezende e Matheus Bahia (Lucas Mugni); Luciano Juba (Camilo Cándido), Ademir (Gabriel Teixeira) e Mingotti (Everaldo). Técnico: Rogério Ceni