Bahia vai ao Rio de Janeiro e perde por 1 a 0 para o Flamengo, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, na tarde deste sábado (30). Em jogo de pouca inspiração técnica e confusão da arbitragem, o único gol marcado na partida foi do atacante Pedro, do time carioca.
Com o resultado, o Bahia permanece temporariamente na 17ª colocação com os mesmos 25 pontos. Já o Flamengo, na busca de um técnico após demissão de Sampaoli, se mantém firme na busca pela vaga direta na Copa Libertadores.
O jogo se resumiu em erros dos dois lados, principalmente de passes, porém, erros consecutivos na defesa Tricolor definiu a partida negativamente para os visitantes, que saem mais uma vez derrotados e seguem se complicando na elite do futebol brasileiro.
O Bahia agora entra em campo no próximo sábado (7), às 16h, no estádio Hailé Pinheiro, contra o Goiás, pela 26ª rodada do Brasileirão. Também no sábado, o Flamengo visita o Corinthians, em São Paulo, às 21h, na Neo Química Arena.
Primeira etapa esperada
A partida teve início da maneira que já era esperado. Jogando em casa, a equipe do Flamengo tomou as ações da partida, apesar de não ser extremamente superior ao Bahia. O jogo marcado por erros de passe e algumas faltas, teve bastante emoção positiva para a equipe carioca, que teve suas chegadas mais perigosas em cima de erros defensivos do Tricolor de Aço.
O zagueiro Vitor Hugo, do time baiano, ofereceu a primeira chance perigosa à equipe flamenguista, aos 16 minutos, ao dar bote no vento que resultou em clara chance na entrada da área, mas o meio-campista Rezende salvou o Tricolor no momento da finalização adversária.
O Tricolor de Aço teve chegadas ao ataque nenhuma ofereceu real perigo à meta adversária. O atacante Rafael Ratão foi um dos mais atuantes e faltou mais precisão no último toque para as redes.
Com boa roubada de bola, aos 30 minutos o Bahia chegou bem com Everaldo trabalhando com Thaciano na entrada da área do Fla, mas Thiago Maia, volante rubro-negro, desarma o meia do Esquadrão.
Após idas e vindas das duas equipes, no final do primeiro tempo, exatamente aos 44 minutos, o juiz marcou pênalti para a equipe da casa, mas após revisão do VAR, não foi confirmada a penalidade cometida pelo meio-campista do Bahia, Yago Felipe. Pulgar, em seguida, bateu a falta e assustou a meta tricolor colocando a bola no travessão. Fim de primeiro tempo: Flamengo 0 x 0 Bahia.
Segundo tempo
O segundo tempo foi um show de horrores para a torcida do Bahia, que teve que assistir a má partida executada pelo zagueiro Vitor Hugo e a confusa atuação da arbitragem da partida, deixando o jogo mais nervoso do que o necessário.
Partindo dos fatos, no primeiro minuto do segundo tempo o zagueiro VH se atrapalha com a bola no momento da marcação e deixa Gerson, meio-campista do Flamengo livre para conduzir a bola em direção ao goleiro do Tricolor de Aço até que Kanu, do Esquadrão, fez falta no jogador Rubro-negro e levou cartão vermelho.
Com um a menos, os donos da casa bombardearam o Bahia, que até conseguiu se manter bem organizado na medida do possível durante o decorrer do jogo. Em uma das subidas do time carioca, em um lance duvidoso envolvendo o lateral-direito Gilberto e Bruno Henrique, do Fla, o árbitro marcou pênalti, novamente. Após aprovação do VAR, o centroavante Pedro converteu o pênalti aos 16 minutos. Bahia 0 x 1 Flamengo.
Depois do gol sofrido, o técnico Rogério Ceni realizou modificações na equipe do Bahia e colocou velocidade nas pontas do Tricolor com Biel e Luciano Juba. E foi dos pés dos dois que o Tricolor da boa terra teve a melhor oportunidade da segunda etapa.
Aos 31 minutos o atacante Biel arma o contra-ataque e deixa Juba de cara com o gol, mas sem espaço, finaliza na direção do goleiro Rossi, do Flamengo. Depois, sem mais ações perigosas do Tricolor e pressões do Flamengo, o jogo encerrou com somente 1 a 0 para o Flamengo.
FICHA TÉCNICA
Flamengo x Bahia
Campeonato Brasileiro - 25ª rodada
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data e horário: 30/09/2023 (sábado), 16h
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Cartão amarelo: Thiago Maia (Flamengo), Yago Felipe (Bahia), Rezende (Bahia);
Cartão vermelho: Kanu (Bahia);
Flamengo: Rossi, Wesley (Matheusinho), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Luiz Araújo), Pulgar, Gerson e Everton Ribeiro; Bruno Henrique (Everton Cebolinha) e Pedro (Gabriel Barbosa). Técnico: Mário Jorge.
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Cándido (Jacaré); Rezende, Yago Felipe (Acevedo) e Thaciano; Ademir (Biel), Rafael Ratão (Luciano Juba) e Everaldo (Gabriel Xavier). Técnico: Rogério Ceni.