Com direito a Neymar em campo, a Liga dos Campeões da AFC tem início nesta segunda-feira (18). Proporcional à sua prima europeia e a Libertadores da América, a competição asiática se destaca esse ano pela presença de grandes estrelas.
O duelo mais esperado do dia fica por conta da estreia do Al-Hilal, time de Neymar, às 15h, contra Navbahor, do Uzbequistão. Estreando como titular, o camisa 10 conta com a ajuda dos brasileiros Malcom e Michael, além de grandes nomes com passagem no futebol europeu como Bono, Koulibaly, Savić, Ruben Neves e Mitrović.
Clubes com mais expectativa no torneio, os árabes também são representados pelo Al-Ittihad, Al-Nassr e Al-Fayha. O primeiro entra em campo mais cedo, às 13h, contra o AGMK, também do Uzbequistão, com as presenças de craques europeus como Benzema e Kanté, além dos brasileiros Fabinho, Luiz Felipe e Romarinho.
Já o Al Nassr, clube de Cristiano Ronaldo, vai a campo na terça-feira, às 15h, contra o iraniano Persepolis. Além de CR7, a equipe tem jogadores como Anderson Talisca, ex-Bahia, Alex Telles, Brozović, Sadio Mané, Laporte e Otávio.
Similar a Champions da Uefa, a versão asiática também começa numa fase de grupos com quatro equipes, com as principais diferenças sendo a divisão por região do continente, além do fato de apenas seis dos 10 segundos colocados de cada chave se classificarem para o mata-mata.
Na fase eliminatória, a divisão entre regiões oriental e ocidental da Ásia segue até a final. Diferente da Champions europeia, a competição asiática tem jogos únicos nas oitavas, quartas e semifinais. Apenas a decisão tem duas partidas, quando enfim acontece o encontro entre os melhores clubes de cada região.