Em noite de bom futebol, mas com muito gols perdidos, o Bahia venceu o Grêmio por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, neste sábado (27), em partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol do triunfo foi marcado pelo atacante Everaldo no primeiro tempo, em jogada que o centroavante deu um lindo corte no marcador e chutou no alto de canhota.
Com o resultado, o Esquadrão entrou no G-4 da Série A, na quarta posição, com 7 pontos. Já o Grêmio fica com 6 pontos, na sétima posição.
O Bahia agora vira a chave e foca na Copa do Brasil. Na próxima terça-feira (30), a equipe do técnico Rogério Ceni encara o Criciúma, na Fonte Nova, às 19h, no duelo de ida da terceira fase do torneio. Do outro lado, o Grêmio também tem compromisso pela Copa do Brasil, no mesmo dia, uma horinha mais tarde, às 20h, contra o Operário-PR, no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa.
Domínio e golaço
Superior durante toda a primeira etapa da partida, o Bahia fez o Grêmio passar sufoco. O gol saiu aos 16 minutos, Everaldo aproveitou o passe do capitão Everton Ribeiro pela ponta direita, invadiu a área, deu lindo corte no marcador e abriu o placar com belo chute de canhota no alto.
Mesmo após gol, o Bahia continuou pressionando e quase ampliou em chutaço de Cauly, que carimbou o travessão.
Somente aos 28 minutos do primeiro tempo o Grêmio chegou ao ataque, em finalização de Diego Costa, defendida por goleiro Marcos Felipe.
Oportunidades perdidas
O técnico Renato Portaluppi fez três mudanças no Grêmio na volta do intervalo: Cristaldo, Nathan Fernandes e Gustavo Nunes entraram nas vagas de Du Queiroz, Edenílson e Soteldo.
O Bahia continuou melhor, mas a equipe gaúcha passou a rondar a área com perigo. Com a entrada de Biel, o Esquadrão cresceu de novo e flertou com o segundo gol, mas desperdiçou as oportunidades claras.
Aos 24 minutos, o lance mais incrível do segundo tempo: Biel puxou contra-ataque pela esquerda e cruzou para Everaldo, que chutou de primeira. Rafael Cabral fez linda defesa e evitou o gol do Bahia.
Depois, Biel puxou deixou Ratão na cara do gol, mas o atacante chutou em cima de Rafael, que fez a defesa. Por fim, Biel ainda serviu De Peña, que tentou bater colocado e também parou no goleiro do Grêmio.
O segundo gol do Esquadrão não saiu, mas a equipe conseguiu não ser vazada nesse Brasileirão pela primeira vez e saiu de campo com os três pontos.
Renato Gaúcho brada e abandona fim do jogo
Já nos acréscimos do segundo tempo, o técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, bradou com o árbitro Bráulio da Silva por causa de uma falta não marcada. O atacante Diego Costa, que já tinha saído do jogo e estava no banco, recebeu cartão vermelho. Foi o momento que Renato estourou, saiu da beira do campo e levou todos os seus suplentes junto. "Acabou", dizia o técnico ao abandonar o gramado.
Após o apito final, os jogadores do Grêmio ainda cercaram o árbitro e reclamaram muito, enquanto os torcedores do Bahia faziam festa na Arena.
FICHA TÉCNICA
Bahia 1 X 0 Grêmio - 4ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA);
Quando: sábado (27/4);
Gol: Everaldo, aos 16 minutos do primeiro tempo (BAH);
Arbitragem: Bráulio da Silva Machado (SC);
Cartões Amarelos: Gabriel Xavier e Everton Ribeiro (BAH); Kannemann, Dodi, Rodrigo Ely e Gustavo Nunes (GRE);
Cartão vermelho: Diego Costa (GRE);
Renda: R$ 1.162.668,00;
Público: 36.066 torcedores.
Bahia: Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Rezende), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Biel), Cauly (Cauly) e Thaciano (Carlos de Pena); Everaldo (Rafael Ratão). Técnico: Rogério Ceni.
Grêmio: Rafael Cabral; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Fábio (Zé Guilherme); Dodi, Du Queiroz (Cristaldo) e Villasanti; Edenilson (Nathan Fernandes), Diego Costa (João Pedro Galvão) e Soteldo (Gustavo Nunes). Técnico: Renato Gaúcho.