A chuva e uma ameaça de ciclone extratropical até tentaram atrapalhar a decisão entre Grêmio e Bahia, na noite desta quarta-feira (12), pelo confronto de volta das quartas de final da Copa do Brasil, na Arena do Grêmio, mas depois de uma hora de atraso, a bola rolou para um jogo emocionante, onde o Tricolor gaúcho ficou com a classificação à semifinal após vencer a decisão por pênaltis por 4 a 3.
Dentro de campo, as duas equipes protagonizaram um grande jogo e o duelo terminou empatado por 1 a 1 nos 90 minutos. Já na marca da cal, o Imortal foi mais competente e garantiu a vaga entre os quatro melhores da competição. Com a bola rolando, Everaldo brocou para o Esquadrão, enquanto Villasanti deixou tudo igual já na etapa final. Na decisão por pênaltis, brilhou a estrela de Gabriel Grando, que defendeu duas cobranças do Esquadrão e garantiu R$ 9 milhões para os cofres do Grêmio, que agora enfrenta o Flamengo na próxima fase.
Os primeiros 45 minutos da decisão foram marcados por pressão gremista, erro de arbitragem e eficácia do Bahia. Empurrado pela torcida, o Imortal foi pra cima em busca do gol a qualquer custo e encontrou no jogo aéreo um caminho para tentar balançar as redes.
A primeira chegada foi com Bruno Alves, que subiu mais do que todo mundo após cobrança de escanteio, mas a bola foi pra fora. Em seguida, mais uma chance e desta vez com mais perigo. Em nova joga de bola parada, Carballo antecipou a marcação, testou forte e Marcos Felipe fez o seu primeiro milagre na partida.
A terceira chegada com perigo do Grêmio foi, mais uma vez, em jogada de escanteio. Bruno Uvini testou forte e deixou o goleiro do Esquadrão sem reação, mas a bola tirou tinta da trave e foi pra fora.
Aos 36 minutos, o árbitro marcou um pênalti inexistente após Bitello chutar de fora da área, e a bola tocar no braço de Acevedo depois de ter desviado na perna do jogador do Bahia. Após muita confusão e reclamação, Cristaldo foi pra bola, mas o paredão Marcos Felipe fez mais um milagre e evitou o gol da equipe gaúcha.
Depois de assistir o time da casa jogar, o Tricolor baiano chegou e balançou as redes. Aos 49 minutos, tempo que castigou o Bahia nos outros confrontos contra o Grêmio, Everaldo recebeu a bola de fora da área, mandou um balaço no ângulo sem chances para Gabriel Grando e tirou o zero do placar.
O segundo tempo começou da mesma forma, com os Tricolor gaúcho trocando passes e tentando encontrar espaços na defesa do Esquadrão. A primeira chegada foi com o lateral João Pedro, que recebeu livre, chutou forte de fora da área e obrigou Marcos Felipe fazer mais uma boa defesa.
Melhor em campo, o paredão do Esquadrão entrou em ação e evitou o gol do Imortal mais uma vez. Cristaldo deu lindo lançamento para o uruguaio Suárez, que tentou encobrir Marcos Felipe com uma cabeçada, mas o goleiro do Bahia salvou com a ponta dos dedos.
Aos 22 minutos, Ademir aproveitou o espaço na defesa gremista, escapou em velocidade pelo direito, driblou o defensor e chutou forte de fora da área. Gabriel Grando fez uma grande defesa, salvando os gaúchos.
Depois de muito pressionar, o Grêmio chegou ao empate. Após boa jogada de Ferreira, que passou por Cicinho como quis, o volante Villasanti apareceu dentro da área para aproveitar o cruzamento e deixar tudo igual no Rio Grande do Sul.
Já perto do apito a final, o jogo ficou lá e cá. De um lado, a trave evitou o gol do Esquadrão por duas vezes com Lucas Mugni e Ademir. Do outro, Marcos Felipe também defendeu por duas vezes. Apesar das grandes chances, o placar seguiu igual e a vaga foi decidida nos pênaltis.
Nas cobranças da marca da cal, Cicinho, Acevedo e Gabriel Xavier desperdiçaram pelo Bahia. Do lado gremista, apenas Bruno Alves e Bitello erraram e os donos da casa ficaram com a classificação à semifinal da Copa do Brasil.
FICHA TÉCNICA
Grêmio (4) 1 x 1 (3) Bahia
Copa do Brasil - Quartas de final - 2º jogo
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 12/07/2023 (quarta-feira)
Horário: 20h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Leone Carvalho Rocha (ambos de GO)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Carballo, Gustavo Martins (Grêmio) / Acevedo, Everaldo, Ryan (Bahia)
Gols: Villasanti (Grêmio) / Everaldo (Bahia)
Grêmio: Gabriel Grando; Bruno Alves, Bruno Uvini e Kannemann (Ferreira); João Pedro (Gustavo Martins), Villasanti, Carballo (Nathan)e Reinaldo; Bitello, Cristaldo (Vina) e Suárez (André). Técnico: Renato Gaúcho.
Bahia: Marcos Felipe; Cicinho, Gabriel Xavier, Kanu e Ryan (Matheus Bahia); Acevedo, Rezende e Cauly; Ademir (Yago Felipe), Kayky (Mugni) e Everaldo. Técnico: Renato Paiva.
*Sob a supervisão do editor Léo Santana