As recomendações para a participação de atletas da Rússia e de Belarus em competições internacionais foram anunciadas nesta terça-feira (28), pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), em razão da guerra na Ucrânia. Após reunião, o COI recomendou às federações internacionais permitir a presença de russos e belarussos apenas como atletas neutros individuais, recomendando assim a exclusão desses países em disputas por equipes e esportes coletivos.
As federações internacionais têm autonomia para segui-las ou não, mas essas recomendações são válidas para todos os esportes olímpicos.
Leia mais: Ex-volante do Vitória quer embarreirar uso de frase simbólica
Veja também: Polícia investiga pelo menos 15 novas vítimas do 'Escândalo do Pix'
Presidente do COI, Thomas Bach, ressaltou que a implementação das recomendações anunciadas será analisada para fundamentar uma decisão sobre a presença de russos e belarussos em Paris 2024. Não foi estabelecida uma data para a definição.
Desde a invasão da Rússia à Ucrânia em fevereiro do ano passado, o país e seu aliado Belarus encaram sanções esportivas do COI, uma delas é: nenhuma bandeira, hino, cores ou quaisquer outras identificações desses países sendo exibidas em qualquer evento esportivo ou encontro, incluindo todo o local.
A manutenção das determinações foi novamente recomendada nesta terça-feira, além de detalhar condições sugeridas para a participação dos atletas da Rússia e de Belarus em competições internacionais. Foram feitas as seguintes recomendações:
Atletas com passaporte russo ou belarusso devem competir apenas como atletas neutros individuais.
Equipes de atletas com passaporte russo ou belarusso não podem ser consideradas.
Atletas que apoiam ativamente a guerra não podem competir.
Membros de comissão técnica que apoiam ativamente a guerra não podem ser inscritos.
Atletas contratados pelos militares russos ou belarussos ou agências de segurança nacional não podem competir.
Membros de comissão técnica contratados pelas forças armadas russas ou belarussas ou pelas agências de segurança nacional não podem ser inscritos.
Qualquer atleta individual neutro, como todos os outros atletas participantes, deve cumprir todos os requisitos antidoping aplicáveis a eles e particularmente aqueles estabelecidos nas regras antidoping das Federações Internacionais.