
Em situações bem opostas na classificação do Campeonato Brasileiro, os dois tricolores nordestinos - que vestem azul, vermelho e branco - se enfrentam neste sábado (19), às 16h, no estádio Castelão. Fortaleza e Bahia duelam em jogo válido pela 15ª rodada da Série A e será a segunda vez que baianos e cearenses se enfrentam em um intervalo de 10 dias, já que se encontraram nas quartas de final do Nordestão, onde o Esquadrão de Aço levou a melhor.
Os Tricolores estão nas duas pontas da tabela da elite nacional. O time baiano ocupa a 4ª posição, com 24 pontos, enquanto o Leão do Pici é o vice-lanterna, com apenas 10 pontos. Afundado em uma crise na temporada, o ‘Laion’ demitiu o técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, que estava no cargo há quase quatro anos. Seu substituto será um velho conhecido do torcedor do Bahia e já vai estrear neste sábado (19): o português Renato Paiva, que esteve à frente do Esquadrão em 2023.
“Sabemos da situação do adversário, que está na zona de rebaixamento e trocou de treinador. A gente está preparado, vamos fazer nosso jogo e buscar ter a posse da bola. Vai ser um grande jogo e bastante disputado”, projetou o volante Nico Acevedo, um dos jogadores mais usados dentre os reservas do Esquadrão, em coletiva ontem, no CT Evaristo.
Com um setor defensivo consistente, o meio-campista gringo fez questão de destacar o trabalho da equipe e do treinador. “É um trabalho coletivo. O Rogério (Ceni) organiza a gente em um 4-5-1 e desde então passamos a sofrer poucos gols e estamos bem nessa fase do campo. O elenco é muito comprometido nesse aspecto.”, avaliou o volante.
O retrospecto do confronto é favorável para o lado baiano. Em 48 jogos, o Bahia triunfou em 19, perdeu 14 e houve 15 empates. A última vez em que as equipes se enfrentaram segue fresca na memória das duas torcidas. No último dia 9 de julho, pelo Nordestão, em Salvador, o Tricolor baiano avançou até a semifinal da competição, ao vencer os cearenses por 2 a 1.

Capitão está ok, mas centroavante segue de fora
Apesar de ter sido expulso no duelo com o América de Cali, pela Copa Sul-Americana, o meia Everton Ribeiro está apto para o jogo desta tarde, diante do Fortaleza, já que é válido pelo Brasileirão. Por outro lado, o centroavante Willian José segue fora de combate, fazendo companhia a Rezende, em fase de recondicionamento físico, além de Erick e Kanu, ambos se recuperando de cirurgias. Já o volante Jean Lucas conseguiu um efeito suspensivo - após sofrer punição do STJD - e está apto a atuar na capital cearense.
Ficha Técnica
Fortaleza x Bahia
Campeonato: Série A do Campeonato Brasileiro 2025
Rodada: 15ª rodada
Data: Sábado, 19 de julho de 2025
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, Fortaleza - CE
Onde assistir: Premiere
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Rodrigo Nunes de Sa (GO)
Fortaleza: Magrão; Brítez, Kuscevic, Gaston Ávila e Diogo Barbosa; Martínez, Matheus Pereira e Lucas Sasha; Marinho, Lucero e Breno Lopes. Técnico Renato Paiva.
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Gabriel Xavier, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Ademir, Erick Pulga e Lucho Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni.
*Sob a supervisão do editor Léo Santana