CEO da SAF do Esporte Clube Bahia e ligado diretamente a importantes pautas do Tricolor, o peruano Raul Aguirre concedeu entrevista à TV Bahêa, canal oficial do clube no YouTube.
Em papo com o assessor Bruno Queiroz, Aguirre relembrou diversos processos ocorridos desde a total integração do Bahia ao City Football Group, que ele afirma já estar totalmente realizada. O CEO trouxe diversos exemplos sobre como o Esquadrão seria uma "prioridade" do conglomerado, relembrando visitas, projetos e ações como o Dia de Bahia em Manchester.
"Não cabem dúvidas de que o Bahia é uma prioridade altíssima dentro do City Football Group, tanto pela importância do Brasil como país nessa organização, quanto do próprio futebol brasileiro e da tradição e representatividade do Bahia nesse grupo todo. Vou dar alguns exemplos: houve no final do ano passado o encontro anual de lideranças e o Grupo City foi em Salvador, incluiu visita ao estádio em dia de jogo. Muitos diretores do grupo estiveram andando nas áreas, digamos assim, mais populares do estádio, participaram de algumas ativações musicais, foram até muito perto da torcida organizada. Tiveram um contato real e verdadeiro com a realidade do Bahia. Nós levamos também eles em diversos lugares da cidade, houve até batuque com o Olodum, houve visitas a áreas menos favorecidas, houve um banho completo de Brasil, de Bahia, de Salvador, para esse grupo. Então, o fato desse encontro ter sido realizado aqui em Salvador já é um sinal muito importante", iniciou Aguirre.
Sucesso do Bahia Day em Manchester
De acordo com Aguirre, a ação realizada na Inglaterra, com ativações envolvendo o Bahia e a cultura baiana, foi um "gesto generoso" do grupo e pode ser considerada a "maior ativação de marketing já realizada no futebol brasileiro".
"Tivemos o nosso Dia da Bahia em Manchester também, que foi um grande sucesso, foi chamado da maior ativação de marketing já realizada no futebol brasileiro. Não vou entrar em polêmicas, mas foi muito importante e foi um gesto muito generoso do Grupo City para o Bahia e acabou sendo quase que um dia do Brasil lá em Manchester também. Nós tivemos o lançamento, finalmente, do Plano Popular, que é uma ideia que nós estávamos já cogitando há tempo, mas o contexto permitiu que lançássemos finalmente o Plano Popular, com resultados muito além do que esperávamos. E esse é um exemplo de colaboração também, porque houve uma aprovação ampla do Plano Popular do Grupo City e houve um sabor local adicionado pela nossa equipe aqui comercial e de marketing", detalhou o peruano.
Pré-temporada e projeto
Raul Aguirre também citou a pré-temporada como um grande fator de motivação para que atletas se engajem com o projeto do City. Ele finalizou citando o projeto 'Bora Bahia Meu Bairro', que trabalhará com crianças e trará profissionais para fazer o que ele chamou de "tocada social".
"A pré-temporada em Manchester também acredito que seja um diferencial para qualquer jogador profissional aqui no Brasil e tem uma componente aspiracional muito alta. E a ideia é mostrar que o seu limite e que nós temos elementos também de aspiração muito altos aqui no grupo. Nós temos nosso projeto social Bora Bahia Meu Bairro junto à prefeitura para o qual vamos até trazer treinadores estrangeiros para ajudar com essa tocada social aqui também. No entendimento de que o Bahia é um clube nacional, a gente julgou por bem abrir um escritório, uma representação comercial na cidade de São Paulo justamente para projetar os negócios do clube na cidade que tem uma grande densidade e potência econômica no Brasil e, por que não dizer, na América Latina também", completou o gestor.