Uma reunião programada na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para esta terça-feira (25) vai detalhar os últimos ajustes para a disputa da Copa do Nordeste-2023.
O encontro deve discutir o valor de cota de transmissão para as equipes, tabela detalhada, a confirmação dos jogos da primeira fase e outras novidades que deverão ser divulgadas pela Liga do Nordeste.
O principal dilema da competição é o apoio de todas as federações estaduais com a liberação de datas destinadas à sua competição abrindo mão para a disputa da Copa do Nordeste.
A princípio, a competição começaria no início de janeiro com as equipes que não garantiram vaga de maneira antecipada para a fase de grupos. A intitulada Pré-Copa do Nordeste teria a participação de 16 times que jogariam duas fases eliminatórias na casa do time melhor ranqueado e os quatro classificados se juntariam aos 12 já garantidos na 2ª na fase.
Outra discussão levantada é a conquista da vaga para a Pré-Copa do Nordeste. A Liga optou em utilizar o ranking da CBF como parâmetro para decidir quem seriam os participantes, mas alguns clubes se sentem desprestigiados por conta da campanha no estadual no ano anterior ter sido melhor e comparação com os “agraciados” com a vaga.
Com esse critério defendido pelos responsáveis pela competição, o Vitória (25º), CSA (30º), Confiança (44º), Santa Cruz (46º), Ferroviário (52º), América-RN (61º) e Treze (67%) garantiram vaga para a fase eliminatória.
Enquanto essas agremiações estão programadas para disputar a fase de mata-mata da competição, 12 outros já estão classificados para a fase de grupos. Atlético de Alagoinhas, Bahia, Sergipe, Sport, Náutico, CRB, Campinense, ABC, Ceará, Fortaleza, Sampaio Corrêa e Fluminense-PI.
Vale lembrar que os estados da Bahia, Pernambuco e o Ceará, por serem melhores ranqueados, garantem duas vagas diretas na fase de grupo da competição. A expectativa é que o pontapé inicial seja dado no dia 5 de janeiro com os primeiros jogos.