25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Tá bombando! - 28/09/2024, 06:30 - Larissa Falcão

Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica encanta Arena da Bahia

Competição adulta se iniciou na última quarta-feira (25), em Lauro de Freitas

Keila Santos, atleta baiana, brilha na competição em Lauro de Freitas
Keila Santos, atleta baiana, brilha na competição em Lauro de Freitas |  Foto: Raphael Muller/Ag. A Tarde

Após dois anos consecutivos recebendo o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, a Arena de Esportes da Bahia, localizada em Lauro de Freitas, está sendo palco do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Rítmica na modalidade adulto. O evento, que se iniciou na última quarta-feira (25), e se estende até o domingo (29), está bombando principalmente após o sucesso da ginástica olímpica em Paris.

"Esse já é o terceiro ano consecutivo que a CBG, em parceria com a FBG, está promovendo a competição aqui. É um grande local para a gente sediar, com uma estrutura sempre muito boa, que acolhe muito bem. A gente já teve Ginástica Artística, agora Ginástica Rítmica, ambas modalidades olímpicas, sediado aqui em Lauro de Freitas. Nosso objetivo é sempre utilizar aqui o espaço também, seja aqui na Arena ou em qualquer lugar da Bahia, porque somos bem recebidos, ainda mais agora nessa oportunidade, que temos uma ginasta baiana competindo na disputa, então isso faz toda a diferença", contou Henrique Motta, coordenador da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), ao Portal MASSA!.

Henrique Motta e Evelin Lobo
Henrique Motta e Evelin Lobo | Foto: Raphael Muller/Ag. A Tarde

O evento está recebendo 142 atletas de 16 estados brasileiros. Dentre elas, 12 são baianas e estão recebendo o apoio da torcida que comparece em peso ao campeonato. "A importância de trazer a competição para cá, é para que essas atletas possam fazer isso, competir em casa. Isso porque, quando elas vão competir fora, normalmente o público é de outro estado, que torcem mais para as atletas deles, então elas sempre competem em desvantagem. Então este ano a gente pôde trazer, através do Governo do Estado e da SUDESB, e receber grandes atletas aqui, para que as nossas ginastas possam competir com esse ‘calorzinho’ humano da torcida", detalhou Evelin Lobo, presidente da Federação Baiana de Ginástica (FBG), ao MASSA!.

Maria Eduarda Alexandre, campeã do Pan-Americano 2023
Maria Eduarda Alexandre, campeã do Pan-Americano 2023 | Foto: Raphael Muller/Ag. A Tarde

Atletas olímpicas como Bárbara Domingos e Geovanna Santos também estiveram presentes no evento, causando ainda mais euforia ao público. Uma das favoritas da competição é a campeã dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2023, Maria Eduarda Alexandre, que levou a torcida ao delírio na noite desta sexta-feira (27), após apresentação no arco e bola.

Tem dendê na competição!

Em meio às atletas olímpicas, e de todo o país, o grande destaque da noite foi para a conterrânea, Keila Santos, atleta do GORBA de apenas 16 anos, que está estreando na categoria adulto. "É uma sensação incrível poder estar no tapete com ginastas tão experientes que já participaram de Copas do Mundo, Mundiais, Olimpíadas, e é muito bom pra mim", vibrou a baiana, ao MASSA!.

Arena da Bahia está ficando lotada para evento
Arena da Bahia está ficando lotada para evento | Foto: Raphael Muller/Ag. A Tarde

Apesar da pouca idade, a ginasta já tem uma longa caminhada no mundo da ginástica, onde começou aos 8 anos de idade, através do GORBA, clube que até hoje treina. Joseane Coelho, treinadora que acompanha Keila desde o início da carreira, não escondeu a emoção ao falar da jovem, que terminou a competição, na categoria arco e bola, em 4º lugar.

Joseane Coelho, treinadora de Keila Santos
Joseane Coelho, treinadora de Keila Santos | Foto: Raphael Muller/Ag. A Tarde

"Eu não tenho nem palavras para descrever essa emoção, porque eu acompanho o Keila desde os 9 anos de idade. Em 2018 ela foi campeã brasileira com apenas 10 anos de idade aqui, exatamente aqui nesse ginásio. E de lá para cá, só vem crescendo. Neste primeiro ano do adulto, hoje aqui ela ficou em 4º lugar, atrás somente das ginastas da seleção brasileira, que são mais velhas do que ela. Então pra mim isso foi fantástico", vibrou a orgulhosa professora.

exclamção leia também