28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Brocou! - 06/03/2024, 23:36 - Pedro Carreiro*

Calma, Calabreso! Baêa vence Vovô e continua líder da Copa do Nordeste

De virada, Esquadrão despachou o Ceará, fora de casa

Everaldo fez o primeiro gol do Bahia na Arena Castelão
Everaldo fez o primeiro gol do Bahia na Arena Castelão |  Foto: Tiago Caldas/EC Bahia

De virada em um jogo eletrizante, o Bahia derrotou o Ceará por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (6), na Arena Castelão, em Fortaleza, e praticamente carimbou a classificação ao mata-mata da Copa do Nordeste. Depois de sofrer gol de Erick Pulga, o Esquadrão virou com Everaldo e Thaciano para chegar aos 12 pontos e se isolar ainda mais na liderança do Grupo B.

O jogo começou muito movimentado em Fortaleza, com as duas equipes criando chances de gol logo de cara. Só que o Ceará soube ser mais efetivo e abriu o placar logo aos 9 minutos. Erick Pulga recebeu na intermediária, fez fila e bateu rasteiro, no cantinho, para vencer Marco Felipe.

O Esquadrão acusou o golpe e ficou perdido após o gol. O time até tinha mais posse, porém ficava encaixotado na marcação pressão do adversário e passava sufoco para sair jogando. Porém, com o passar dos minutos a equipe foi se encontrando e passou a frequentar mais o campo de ataque.

Depois de algum tempo pressionando, o Bahia conseguiu chegar perigosamente aos 28 minutos. Após boa trama ofensiva pela direita, Everaldo recebeu de costas para a defesa, fez o giro e chutou forte, obrigando o goleiro Richard a fazer boa defesa.

O Tricolor se animou com a chegada ofensiva e passou a pressionar ainda mais pelo empate, que veio aos 37, com “Evegol”. Depois de bate rebate na área, Thaciano brigou pela bola com os zagueiros rivais e conseguiu fazer o pivô para o camisa 9 tricolor, que chegou chapando no cantinho para deixar tudo igual.

Na reta final da primeira etapa, o jogo voltou a ficar equilibrado. Os donos da casa conseguiram encaixar contragolpes perigosos para retomar a vantagem. Já o Esquadrão quase conseguiu a virada com um chute de fora da área de Jean Lucas.

A segunda etapa também começou elétrica no Ceará, com os dois lados chegando com perigo logo nos primeiros minutos. O Bahia teve boa chance com Thaciano, que após cruzamento de Arias acabou escorregando e pegou mal na bola. Instantes depois, foi a vez do Vozão responder com Facundo Castro, que pegou de tornozelo na bola e perdeu um gol inacreditável.

Com o Esquadrão tendo mais posse de bola e o Ceará tentando chegar a partir de contra-ataques, a partida seguia lá e cá. Porém, o fôlego dos donos da casa começou a acabar e o Bahia tirou proveito disso. Após muita pressão, o Tricolor finalmente chegou à virada aos 38 minutos.

Thaciano fez o pivô, passou para Santiago Arias e correu para a área. O cruzamento rasteiro do colombiano foi na direção do camisa 16, que desviou na primeira trave e virou o jogo.

Logo após o tento, o Ceará quase conseguiu o empate, mas Marcos Felipe operou um milagre e salvou um gol de empate que parecia certo. Na reta final da partida, o Esquadrão teve mais fôlego e soube segurar a bola no ataque enquanto esperou o apito final, que veio após 7 minutos de acréscimos, para comemorar os três pontos conquistas fora de casa no Nordestão.

*Sob a supervisão do editor Léo Santana

FICHA TÉCNICA

Ceará 1x2 Bahia

Copa do Nordeste - 5ª rodada

Local: Arena Castelão

Data: 06/03/2024 (quarta-feira)

Horário: 21h30

Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho (PB)

Assistentes: Luis Filipe Goncalves Correa e Schumacher Marques Gomes (ambos da PB)

Cartões amarelos: Caio Alexandre, Cuesta, Arias, Caio Alexandre (Bahia) / Paulo Victor, Richardson, Aylon (Ceará)

Gols: Erick Pulga (Ceará); Everaldo, Thaciano (Bahia)

Ceará: Richard; Raí Ramos, Matheus Felipe, Ramon (Jonathan) e Paulo Victor (Rafael Ramos); Richardson, Castilho e Recalde (Lourenço); Facundo Castro (Saulo Moreno), Erick Pulga e Aylon (Mugni). Técnico: Vagner Mancini.

Bahia: Marcos Felipe; Arias (Cicinho), Kanu, Victor Cuesta e Rezende; Caio Alexandre (Yago Felipe), Jean Lucas, Thaciano (Rafael Ratão), Cauly e Everton Ribeiro (Luciano Juba); Everaldo (Biel). Técnico: Rogério Ceni.

exclamção leia também