26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Virada esportiva - 14/08/2023, 13:29 - Da Redação

Calendário de Turismo Esportivo é lançando com 10 eventos em Salvador

Prefeitura divulga agenda com grandes competições na capital baiana

Prefeito Bruno Reis durante o evento nesta segunda-feira (14)
Prefeito Bruno Reis durante o evento nesta segunda-feira (14) |  Foto: Valter Pontes / Secom

A Prefeitura de Salvador lançou nesta segunda-feira (14) o Calendário de Turismo Esportivo da capital baiana, com 10 eventos previstos até julho do ano que vem. A agenda conta com provas de corrida de rua, ultramaratona, triatlo e natação em águas abertas, incluindo uma etapa de qualificação da World Surf League (WSL), maior circuito de surfe do mundo. Uma das primeiras atrações será a 5ª edição da Maratona Salvador, no dia 24 de setembro, que deve receber mais de 8 mil atletas de diversas partes do Brasil.

Como destacou o prefeito Bruno Reis no evento de lançamento, Salvador tem se tornado um dos principais destinos de turismo esportivo do Brasil. Somente na edição da Maratona Salvador de 2022, mais de 5 mil atletas visitaram a capital baiana, vindos de 182 cidades de todos os estados do país. A ideia de lançar um calendário, com planejamento pronto até julho de 2024, portanto, é favorecer a divulgação dos eventos e fomentar ainda mais esse setor econômico na cidade.

“A gente sabe que, quando um atleta vem com o seu staff, com sua família, com seus amigos, ficam hospedados nos nossos hotéis, consomem os nossos produtos, vão aos nossos bares e restaurantes. Enfim, é muito importante essa visita para que a gente possa potencializar esse setor econômico do turismo, que é um dos principais geradores de emprego e renda em nossa cidade”, disse o prefeito.

Bruno Reis afirmou que a Prefeitura tem trabalhado para que Salvador vá além do turismo de sol e praia, mais tradicional. “Turismo de negócios, com o novo Centro de Convenções, que está com agenda lotada até o final do ano; turismo de eventos, com a criação de novas atrações como o Festival da Virada e o da Primavera; turismo religioso, principalmente após a canonização da primeira santa brasileira, Santa Dulce dos Pobres, com a qual fizemos uma extensa programação de trezena que terminou ontem (domingo)”, citou.

Variedade - O surfe será a primeira atração do calendário esportivo, com a realização do Circuito Banco do Brasil a partir do dia 23 de agosto, etapa que vale pontos para a divisão de qualificação da WSL. A modalidade também terá o Dream Tour, em novembro. Já o triatlo ganhará ainda mais espaço na capital baiana, com o lançamento da prova oficial do município, a Trion Salvador, em dezembro, além da Triton World Series, em abril.

Para quem gosta de se desafiar correndo longas distâncias, serão três eventos de corrida de rua: a Maratona Salvador, em setembro; a Salvador 10 Milhas, em março; e a Ultra Maratona da Independência, em julho. Para quem ama a Baía de Todos os Santos e quer disfrutar dela nadando, o calendário prevê a Travessia Itaparica-Salvador, em dezembro, e a OceanMan, em março.

Além das grandes competições, Salvador lançará em 2023 a Virada Esportiva. O projeto traz um calendário com competições de basquete, tênis, capoeira, xadrez, skate, baleado, natação e outras modalidades durante todo o mês de outubro. A ideia é ocupar quadras, praças, praias e outros espaços públicos. A Virada Esportiva é uma iniciativa da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre).

O calendário foi uma iniciativa da Empresa Salvador Turismo (Saltur), vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). Segundo o presidente da Saltur, Isaac Edington, o objetivo é atrair visitantes fora da alta estação tradicional, no verão. “A calendarização vai dinamizar a nossa cidade, combatendo a sazonalidade turística. Trabalhamos muito para que tenhamos uma cidade vibrante o ano inteiro, por meio da cultura, da música, da gastronomia, do patrimônio histórico, mas também por meio do turismo esportivo”, disse.

O turismo esportivo é um dos segmentos que mais crescem no país, segundo dados do Ministério do Turismo. De acordo com dados do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), 363,6 mil turistas viajaram pelo Brasil em 2021 tendo como motivação praticar ou assistir a eventos esportivos. O ministério apontou ainda que 2,4% dos turistas internacionais que vieram ao país tinham alguma relação com o esporte.

Segundo gestor, 10 grandes eventos serão realizados até julho de 2024
Segundo gestor, 10 grandes eventos serão realizados até julho de 2024 | Foto: Valter Pontes / Secom

Calendário de Turismo Esportivo de Salvador 2023 / 2024:

Circuito Banco do Brasil de Surfe - etapa QS da WSL: 23 a 27 de agosto de 2023

Salvador vai receber a 3ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe, prova que distribui pontos (QS 3000) para o ranking de qualificação para a World Surf League (WSL), maior circuito de surfe do mundo. Assim como em 2022, o evento acontecerá na praia de Stella Maris. Durante a semana, a organização da competição ainda trará para a cidade ações ligadas a corrida de rua, skate games e vôlei de praia, transformando Salvador em um verdadeiro hub de esportes.

Maratona de Salvador: 24 de setembro de 2023

A 5° edição da Maratona Salvador está preparada para receber 8 mil atletas vindos de mais de 300 cidades do Brasil. Com provas de 5 km, 10 km, 21 km (meia-maratona) e 42 km (maratona), os atletas contarão com uma mega estrutura de prova, além de uma área de lazer com muita música. Com percursos que privilegiam a orla atlântica da cidade e suas belas vistas, a competição já é uma das maiores corridas de rua do país e conta também com provas para os atletas de elite, tanto na meia maratona como na maratona. Em premiações a Maratona de Salvador deve distribuir mais de R$ 200 mil.

Virada Esportiva Salvador: outubro de 2023

Um calendário de eventos e competições em diferentes modalidades esportivas - basquete, tênis, capoeira, xadrez, skate, baleado, natação e outras - que vão ocupar quadras, praças e praias de Salvador durante todo o mês de outubro. As ações estão programadas para os finais de semana (sexta, sábado e domingo).

Dream Tour - Etapa Salvador: 14 a 20 de novembro de 2023

O Dream Tour, nova versão do Circuito Brasileiro de Surfe, organizado pela Confederação Brasileira de Surfe, chega a Salvador em novembro, na praia de Stella Maris. O ‘Tour dos Sonhos’ retoma o campeonato nacional da modalidade e terá a maior premiação da história da modalidade no país: R$ 400 mil. Todos os atletas participantes receberão um valor em dinheiro – do primeiro ao último colocado - e a premiação será igualitária entre as categorias masculina e feminina.

Trion Salvador: 3 de dezembro de 2023

O Trion Salvador é o mais novo produto da cidade: após o sucesso da Maratona, temos agora o triatlo oficial da capital baiana. Marcado para dezembro, o evento esportivo deve reunir, nesta primeira edição, cerca de 500 atletas de todo o Brasil. Com largada do Distrito Naval, no Comércio, a competição terá percurso na Baía de Todos os Santos e contará com três provas distintas: Super Sprint – 250 m a 500 m nadando, 6,5 km a 13 km no ciclismo e 1,5 km a 2 km de corrida; Sprint - 750 m nadando, 20 km no ciclismo e 5 km de corrida; e Standard – 1,5 km nadando, 40 km no ciclismo e 10 km de corrida.

Travessia Itaparica-Salvador: 17 de dezembro de 2023

Os principais nadadores de águas abertas do Brasil encaram o desafio de atravessar a Baía de Todos os Santos em uma prova oficial da cidade em parceria com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA). A expectativa da competição para 2023 é reunir mais de 600 atletas brasileiros e de mais sete países. A competição é considerada uma das provas de maratona aquática mais importantes da América Latina e pela primeira vez terá dois dias de duração. São 12 km de percurso tendo como palco a segunda maior baía do mundo.

Salvador10Milhas: 4 de março de 2024

Há cinco anos, a Salvador 10 Milhas é mais do que uma corrida de rua: ela é um passeio pela história da cidade e faz parte oficialmente das comemorações pelo aniversário de Salvador, passando por pontos culturais e históricos da capital baiana. São duas largadas simultâneas, de 10 milhas (16,2 km), saindo do Rio Vermelho, e outra largada com saída da Cidade Baixa, da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, com percurso de 5 milhas (8,1 km). A expectativa é que a próxima edição do Salvador 10 Milhas conte com cerca de 3 mil atletas.

OceanMan: 30 e 31 de março de 2024

Em 2024, teremos a OceanMan Brazil, a única série internacional de natação em águas abertas, na qual Salvador é a única cidade brasileira a receber a competição. Assim, se junta às cidades de Lima (Peru), Phuket (Tailândia), Dubai (Emirados Árabes), Ayia Napa (Chipre), Galápagos (Equador), Baía de Soma (Egito), Yucután (México), Ibiza (Espanha), Palermo (Itália), Madeira (Portugal), San Andrés (Colômbia) e Rendang (Malásia). Destinada a nadadores amadores, a Ocean foi criada na Espanha e carrega atletas vindos de 16 diferentes países, e aqui terá como palco a Baía de Todos os Santos.

Triton World Series: 14 de abril de 2024

A Triton World Series, competição internacional de triatlo, traz a proposta de incentivar várias modalidades esportivas, fomento ao turismo e democratização do esporte. Em maio, foi realizada a primeira etapa em Lisboa do Triton 1, trazendo para o mercado um dinamismo inovador com três distâncias em uma mesma prova. Salvador vai receber a primeira etapa do Triton 1 no país. A prova que já tem relevância em Portugal, agora inicia o seu processo de expansão internacional e o Brasil é um destino certo.

Ultramaratona da Independência: 6 de julho de 2024

A Ultramaratona da Independência é uma prova para quem quer desafiar os seus próprios limites. Seja na Categoria Solo ou em Equipes (Duplas, Quartetos ou Sextetos), os atletas deverão aliar resistência e estratégia para correr a maior distância possível ao longo das 12 horas de prova. A Ultramaratona segue para a sua terceira edição em 2024. Ela é realizada pela Prefeitura de Salvador em homenagem à Independência do Brasil na Bahia.

exclamção leia também