Os tempos são outros, o futebol também, mas o que jamais mudou foi a expectativa antes de um dos maiores clássicos do futebol mundial: o Ba-Vi. Prestes a ver a bola rolar, neste domingo, 29, às 16h, na Arena Fonte Nova, torcedores de Bahia e de Vitória estão de olho no relógio para acompanhar o maior confronto estadual.
No meio dessas massas tricolor e rubro-negra há grandes nomes de ex-jogadores que estão, para sempre, marcados na história dos dois clubes. O Portal Massa! trocou uma ideia com Índio, ex-Vitória, e Ueslei, ex-dupla Ba-Vi. Acima de tudo, os dois ex-atletas do futebol profissional têm projeções distintas.
“Para mim, a expectativa é a pior possível, porque semana passada estive em Salvador, assisti o jogo contra o Itabuna, e foi uma decepção. Fora os outros resultados negativos que vieram ai. Espero que, por ser um clássico, o jogo fique duro e, quem sabe, esperar um empate, porque eu acho que uma vitória é difícil”, desabafa Índio, o famoso atacante das quatro flechadas.
Índio Ex-atacante do Vitória
Um pouco mais conservador, Uéslei deseja que o primeiro clássico da temporada 2023 conte com duas “equipes fortes”. “Que seja um Ba-Vi bem disputado, limpo, aguerrido, com duas equipes fortes aqui na Bahia e no Brasil também, e que façam um grande jogo”, afirma.
Leia Mais
Clássico Ba-Vi vai ter reconhecimento facial pela primeira vez
Com ‘peso de artilheiro', Everaldo recebe ‘fechamento’ de Paiva
Cabô, pai!: Torcida do Baêa vai fazer caldeirão no Ba-Vi
Vozes da experiência
Com cerca de 131 jogos pelo Leão da Barra, Índio viveu no clube de 2005 a 2012, entre idas e vindas. Considerado o maior artilheiro da história dos Ba-Vis em uma única partida, quando marcou quatro da goleada de 6 a 5 contra o Bahia, em 2007, ele avalia que o futebol baiano está com escassez de novos ídolos.
“A gente pensa sempre em melhorias pro clube, eu sempre falo que venha surgir novos jogadores, uma nova safra, porque o torcedor baiano em si está com falta de ter um ídolo, um jogador que possa levá-lo ao estádio e dar alegria de poder ajudar a sua equipe a sair com o resultado positivo”, comenta o ex-atacante de clubes como Ferroviário, América-RN e Chunnam Dragons, da Coreia do Sul.
Questionado se existe jogadores que podem ser decisivos nos atuais elencos das duas equipes, o ‘Pitbull’, indicou dois atacantes como alternativas.
“Temos o Biel [Gabriel Teixeira], é um jogador que tem velocidade, dribles e finalizações, que pode decidir sim pelo Bahia. E tem o Rafinha, que pode desequilibrar. Espero que seja um grande jogo, que vença o melhor e que o torcedor saia feliz pelo futebol que as duas equipes venham mostrar”, crava.
Ueslei Pitbull Ex-atacante da dupla Ba-Vi
Bahia e Vitória fazem o 116° clássico pela quinta rodada do Baianão. O jogo terá torcida única, conforme decisão do Ministério Público da Bahia (MP-BA), para evitar confusões de brigas generalizadas.