
O brasileiro Gabriel Araújo terminou as eliminatórias da prova dos 50 metros borboleta da classe S2 (comprometimentos físico-motores severos) em 55s49 e bateu o recorde na categoria, na etapa do World Series de Lignano (Itália) de natação paralímpica, neste sábado (11).
O recorde anterior era de 55s49, do próprio Gabriel Araújo, atingido no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, em abril de 2022. O mineiro, que tem focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas, conquistou o ouro no torneio da Itália, além de garantir primeiro lugar com o paulista Gabriel Bandeira e a prata com a carioca Mariana Gesteira, ambos nos 100m costas.
A pernambucana Carol Santiago também bateu um recorde das Américas ao atingir o tempo de 29s81 nos 50m borboleta pela classe S12 (para atletas com deficiência visual).
Nesta etapa do World Series de Lignano (Itália), as provas são multiclasses e os atletas recebem as premiações segundo o Índice Técnico da Competição (ITC). O torneio continua até este domingo (12).