O Campeonato Brasileiro chegou na reta final e algumas definições na tabela já começam a aparecer. Botafogo, Palmeiras e Flamengo se juntam a São Paulo e Fluminense como classificados para a próxima Copa Libertadores.
O Flamengo foi o último time que conseguiu a vaga até então, que veio após a vitória contra o América-MG no domingo (26). O resultado deixou o Rubro-Negro matematicamente garantido entre os seis melhores do campeonato.
Podem se classificar na próxima rodada Atlético-MG, Grêmio e Red Bull Bragantino. Vale lembrar que apenas São Paulo e Fluminense já cravaram a vaga direta para a fase de grupos, pois foram campeões da Copa do Brasil e da própria Libertadores. Os outros clubes estão certos apenas na segunda fase, uma das três preliminares.
O Cuiabá, por outro lado, praticamente garantiu a permanência na Série A após empatar com o São Paulo. Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Dourado tem 0,0% de chances de queda, embora a matemática ainda traga combinações improváveis que poderiam causar o rebaixamento. No entendimento da pesquisa, isso não irá acontecer.
Outra definição no campeonato é de que haverá pelo menos uma vaga extra para a Copa Sul-Americana. Isso se deve pelo fato do Fluminense não poder ser mais ultrapassado por nenhuma equipe fora da zona de classificação. Como já está na próxima Liberta, o Tricolor carioca garantiu que o 13º colocado também jogará a competição internacional.