A Canarinho volta a campo às 16h desta terça-feira (20) para encarar Senegal. Trata-se do segundo e último amistoso marcado na data Fifa de junho deste ano. Curiosamente, o jogo acontece em Lisboa, capital de Portugal. O estádio José Alvalade é o palco escolhido.
Escolha esta que está entre as polêmicas em torno dos amistosos da seleção brasileira. A falta de expressão dos adversários é uma das principais. Não é o caso de Senegal. O contorno dessas partidas são os recentes casos de racismo no futebol e a real falta de sensibilidade da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Portugal foi um dos últimos países a parar com o comércio de escravos e o primeiro país estrangeiro a chegar ao Brasil e a Senegal. Um jogo protagonizado por descendentes de colonizados para um público descendente de colonizadores.
A outra polêmica é a falta de um treinador definido. Ramon Menezes segue interino. E deve se manter assim até a potencial chegada de Carlo Ancelotti, atual técnico do Real Madrid. No último fim de semana o comandante oficial da Seleção Sub-20 obteve o segundo triunfo dele na seleção principal: 4 a 1 sobre Guiné, em Barcelona, na Espanha. Duelo igualmente cercado de críticas extra campo, por motivos semelhantes aos já descritos.
Dentro de campo, tem problema. Rodrygo sentiu dores no joelho e não apareceu para o último treino que definiu os selecionados. O atacante do Real Madrid deve ser substituído por Malcom, do Zenit. Outro desfalque é Alisson, que já havia ficado fora contra Guiné e não deve ter condições de jogo. Sofreu um trauma no dedo mindinho da mão esquerda. O restante do time é o mesmo.
Pelos lado de Senegal, o técnico Aliou Cissé deve contar com a estrela principal de seu time: o atacante Sadio Mané, do Bayern de Munique. A seleção africana vem de uma sequência de sete jogos sem perder na temporada e é a atual campeão da Copa das Nações Africanas. Uma seleção perigosa, que ocupa o 19º lugar no ranking da Fifa. Credenciais suficientes para a equipe ser levada em consideração como um bom teste para Ramon e os comandados dele.
Ficha técnica
Brasil x Senegal - Amistoso da Seleção
Local: José Alvalade, Lisboa (POR)
Data e hora: 20 de junho de 2023, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Gustavo Correia (POR)
Assistentes: Rui Teixeira (POR) e Pedro Mota (POR)
VAR: Hugo Miguel (POR)
Onde assistir: TV aberta e streamings SporTV e Globoplay
BRASIL: Ederson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas; Casemiro, Joelinton e Lucas Paquetá; Malcom, Vini Jr. e Richarlison. Técnico: Ramon Menezes
SENEGAL: Dieng; Jakobs, Diallo, Koulibaly e Mendy; Kouyate, N. Mendy, Ciss; Mané, Jackson e Sarr. Técnico: Aliou Cissé.