28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Brasileiros 'grandões' - 16/10/2024, 15:24 - Da Redação

Brasil iguala recorde e terá 11 surfistas na WSL em 2025

Edgard Groggia garantiu vaga na World Surf League por meio do Challenger Series

Adriano Mineirinho durante apresentação
Adriano Mineirinho durante apresentação |  Foto: Kelly Cestari / WSL / Divulgação

O surfista brasileiro Edgard Groggia comemorou, nesta quarta-feira (16), seu 28º aniversário em grande estilo, garantindo vaga na World Surf League (WSL), ao se destacar no Challenger Series, a divisão de acesso. A temporada de 2025, inclusive, contará com 11 surfistas na elite masculina, igualando seu recorde histórico no Circuito Mundial.

Veja também:
Perto de volta, Neymar pode jogar com Seleção Brasileira em Salvador
"Voltar a ter o respeito no futebol mundial", diz Dorival após goleada

Mesmo com uma eliminação precoce na etapa de Saquarema, Groggia se beneficiou da queda do compatriota Mateus Herdy nas quartas de final, assegurando seu lugar entre os 10 melhores do ranking do CS.

"Sonhei muito com esse momento. Minha vida foi de luta, principalmente mental. Deus tem colocado pessoas maravilhosas no caminho. A minha família não me deixou desistir quando falei que ia desistir. Estar aqui é por eles. Fico muito feliz", declarou Groggia, que disputará a elite da liga pela primeira vez.

Mateus Herdy, um dos competidores em busca de acesso à elite, também participou da disputa em Saquarema. Com um desempenho impressionante, incluindo uma nota perfeita de 10 na última segunda-feira, ele enfrentou Deivid Silva, que já estava classificado para a divisão principal em 2025. Apesar de uma batalha acirrada, Herdy ficou com a somatória de 12,50, enquanto Deivid avançou com 13,07.

Se Herdy tivesse conseguido a classificação, o Brasil teria estabelecido um novo recorde com 12 surfistas entre os 36 competidores da elite da WSL. Contudo, os 11 representantes confirmados para 2025 igualam a melhor marca do país, que já havia sido alcançada nas temporadas de 2001, 2018, 2019 e 2021.

A única representante feminina: Tatiana Weston-Webb

Enquanto o Brasil terá uma forte presença na elite masculina, Tatiana Weston-Webb será a única representante do país na categoria feminina. Luana Silva e Sophia Medina tinham chances de classificação via Challenger Series, mas ambas foram eliminadas nas quartas de final em Saquarema, ficando fora do top 5 da temporada.

exclamção leia também