25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

começou bem - 16/08/2023, 19:13 - Agência Brasil

Brasil estreia com 'pé direito' no Mundial de futebol de cegos

Seleção brasileira superou o Irã pelo placar de 1 a 0 nesta quarta-feira (16)

Próximo confronto da seleção será na sexta (18), diante do Marrocos, às 14:30
Próximo confronto da seleção será na sexta (18), diante do Marrocos, às 14:30 |  Foto: Renan Cacioli/CBDV/Direitos Reservados

Na partida de abertura do Mundial de Futebol de Cegos masculino na cidade de Birmingham, nesta quarta (16), durante os Jogos Mundiais da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos). Os rapazes do Brasil iniciaram com o 'pé direito' e superaram o Irã por 1 a 0, em um confronto que relembrou a final da Paralimpíada do Rio em 2016.

A seleção brasileira joga novamente na sexta-feira (18) às 14h30 (horário de Brasília), enfrentando Marrocos, e no domingo (20), no mesmo horário, contra o México, no Grupo D da competição. Os dois primeiros de cada grupo (são 4 grupos) avançam para as quartas de final, e os times classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares garantem vagas para a Paralimpíada de Paris 2024. Os jogos da Copa do Mundo são transmitidos ao vivo no canal da Ibsa no YouTube.

Atual campeão e dono de cinco títulos, o Brasil chegou à vitória sobre os iranianos com um gol de Cássio, cobrando pênalti, faltando pouco mais de um minuto para o intervalo. No futebol de cegos, as partidas são realizadas em dois tempos de 15 minutos, em um campo com as mesmas dimensões de uma quadra de futsal.

Cássio, aliás, é um dos veteranos da equipe brasileira em Birmingham. Ele e Jefinho estiveram presente nos títulos de 2010, 2014 e 2018 e buscam o tetracampeonato mundial, assim como o técnico Fábio Vasconcelos, que venceu a Copa do Mundo como goleiro (única posição do futebol de cegos em que o atleta enxerga) em 2010 e treinador nas duas conquistas seguintes.

O Mundial masculino teve início na terça-feira (15), enquanto o feminino, realizado pela primeira vez, começou na segunda-feira (14) - este sem participação do Brasil. A competição segue até o próximo dia 25 de agosto.

exclamção leia também