Os Jogos Paralímpicos de Paris chegaram ao fim neste domingo (8), marcando a melhor campanha da história do Brasil no evento. A delegação brasileira conquistou um total de 89 medalhas, superando os recordes anteriores de Tóquio 2020 e Rio 2016, onde o país havia obtido 72 medalhas. Entre os pódios parisienses, o Brasil conquistou 25 medalhas de ouro, 26 de prata e 38 de bronze, atingindo pela primeira vez a 5ª colocação no quadro geral de medalhas, ficando atrás apenas de China, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Holanda.
Leia também:
É ouro! Tayana Medeiros conquista medalha no halterofilismo; confira
Brasil ganha mais duas medalhas no atletismo e se aproxima de recorde
O desempenho inédito também tem relação com a superação do recorde de ouros conquistados, com 25 medalhas douradas, quebrando a melhor marca anterior de 22 ouros obtidos nos jogos de Tóquio, em 2020.
O planejamento estratégico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), revisado em 2021, estabelecia como objetivo entre 70 e 90 medalhas e um lugar no top 8 entre as nações com mais ouros. Com a campanha em Paris, o Brasil não apenas alcançou essa meta, mas a superou.
O destaque da campanha vai para o atletismo, modalidade que mais deu medalhas ao Brasil em todas as posiçoes. Foram 10 medalhas de ouro, 11 de prata e 15 medalhas de bronze.