O Brasil empatou com o Uruguai, por 1 a 1, na noite desta terça-feira (19), pela 12ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, na Arena Fonte Nova. Os gols foram marcados por Valverde, para os visitantes, e Gerson, para a Seleção Brasileira.
Com o resultado, o time brasileiro termina o ano na quinta posição, com 18 pontos, a sete da Argentina, líder da competição. Por outro lado, o Uruguai assume a segunda colocação, chegando a 20 pontos.
Na capital baiana, a Seleção encerra seus compromissos em 2024. Pela competição que dá uma vaga na próxima Copa são cinco vitórias, três empates e quatro derrotas.
Pelas Eliminatórias, a Seleção Brasileira só volta a campo no dia 20 de março, contra a Colômbia. O horário e a cidade brasileira que receberá a partida ainda não foram definidos.
A partida
O Brasil dominou a primeira etapa na Arena Fonte Nova, sendo orquestrado, mais uma vez, pelo meia-atacante Raphinha. Apesar do pleno domínio, a Seleção Brasileira não conseguia ser efetiva no último passe e, quando conseguia, não finalizava com qualidade ao gol defendido pelo goleiro Rochet. A chance mais clara foi aos 46 minutos, com Igor Jesus cabeceando à queima roupa após escanteio cobrado por Raphinha. Bola defendida pelo arqueiro adversário e primeira etapa concluída.
A equipe brasileira voltou mais animada para a parte final, porém, tomou um duro golpe aos 10 minutos, após subida rápida do Uruguai, pela esquerda, com Araújo, que serviu Valverde na entrada da área. Ele chutou de pé direito, no canto esquerdo do goleiro Ederson. A reação não durou muito. Aos 17, Gerson aproveitou uma bola sobrada na entrada da área e fuzilou, sem dominar, no canto esquerdo de Rochet. As duas seleções fizeram modificações, ficaram mais rápidas do meio para frente, mas não alteraram o placar.
Ficha técnica
Brasil 1 x 1 Uruguai
Eliminatórias Sul-Americanas - 12ª rodada
Local: Arena Fonte Nova
Data e horário: Terça-feira (19), às 21h45
Público: 41.511 pessoas
Árbitro: Piero Maza, do Chile
Assistentes: Claudio Urrutia e Jose Retamal, ambos do Chile
VAR: Juan Lara, do Chile
Cartão amarelo: Brasil - Paquetá, Raphinha, Gabriel Magalhães; Uruguai - Varela, Bentancur
Escalação do Brasil: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (Martinelli); Bruno Guimarães (André), Gerson (Paquetá) e Raphinha; Vini Jr, Savinho (Estêvão) e Igor Jesus (Luiz Henrique). Técnico: Dorival Júnior.
Escalação do Uruguai: Rochet; G. Varela, J. M. Giménez, M. Oliveira e M. Saracchi; M. Ugarte, F. Valverde e R. Bentancur; F. Pellistri (Puma Rodríguez), M. Araújo (Cristian Oliveira) e D. Núñez (Aguirre). Técnico: Marcelo Bielsa.