27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

País faz história - 04/11/2023, 06:30 - Silvânia Nascimento

Brasil bate recorde no quadro de medalhas com chuva dourada no Pan

Em dia inspirado, país fatura 10 ouros e atinge o seu melhor desempenho no quadro de medalhas

Brasileiras vão ao lugar mais alto do pódio por equipe
Brasileiras vão ao lugar mais alto do pódio por equipe |  Foto: Ricardo Bufolin / CBG

O Brasil já tem a sua melhor campanha na história dos Jogos Pan-Americanos. Com as 10 medalhas de ouro conquistadas na última sexta-feira (3), antepenúltimo dia da competição no Chile, o país chegou ao número total de 165 medalhas, com 56 ouros, 59 pratas e 50 bronzes, ultrapassando a marca de Lima, no Peru, onde obteve 54 ouros, 45 pratas e 70 bronzes, no total de 169.

Pra começar a chuva dourada, o quinteto da ginástica rítmica formado por Nicole Pircio, Giovanna Silva, Gabriela Coradine, Bárbara Galvão e Victoria Borges deu show, em Santiago, e levou o ouro na prova simples de 5 arcos. Também na sexta, Maria Eduarda Alexandre brilhou no arco e alcançou seu primeiro título num Pan, enquanto Babi Domingos garantiu o lugar mais alto do pódio na decisão da bola na final por aparelho.

Na vela, a dupla Martine Grael e Kahena Kunze conquistou o bicampeonato nos Jogos Pan-Americanos, após chegar em primeiro na regata da medalha da classe 49er FX. Nessa mesma modalidade, só que nas categorias kite e IQFoil, respectivamente, os brasileiros Bruno Lobo e Matheus Isaac também faturaram as douradas.

Já os baianos Evandilson Neto e Filipe Santana representaram o estado na prova dos 500m do C2 na canoagem de velocidade e garantiram medalha de prata. Entre as mulheres, Maria do Socorro Reis ganhou o bronze.

Stephan Barcha brilha e é ouro no hipismo de saltos
Stephan Barcha brilha e é ouro no hipismo de saltos | Foto: Marina Ziehe / COB

Pra ficar na história, O brasileiro Stephan Barcha também faturou a medalha de ouro na prova individual de hipismo de saltos, alcançando a marca de 8s06. Já no wresting (luta livre), Laís Nunes ganhou o ouro na categoria até 62kg do estilo livre feminino, enquanto Joilson Júnior foi prata na categoria até 77kg da greco-romana.

Por fim, no atletismo, Darlan Romani confirmou o bicampeonato no arremesso do peso com a marca de 21m36, enquanto Marlene Santos entrou para a história ao conquistar a primeira medalha feminina para o país nos 400m com barreiras do Pan.

exclamção leia também